10% de desconto

Comunicação intercultural

Perspectivas, dilemas e desafios

de Rosa Cabecinhas e Luís Cunha

editor: Edições Humus, janeiro de 2018
VENDA O SEU LIVRO i
Para onde quer que hoje olhemos, resulta evidente que a circulação de pessoas, bens e ideias atingiu uma tal dimensão que se tornou um dos fenómenos mais marcantes da contemporaneidade. Se ficarmos pelo entendimento mais comum de globalização, corremos o risco de sermos redutores, ou seja, de enfatizar apenas uma das suas dimensões, esquecendo ou subalternizando as resistências a dissensões. O confronto entre local e global, por seu turno, define uma lógica de polarização que é ainda insuficiente, reproduzindo, em boa medida, um dos debates centrais com que se construiu a modernidade. É no espaço difuso, liminar, quo separa estas duas ideias que este livro se procura focalizar. Que existe entre o local e o global? Entre a homogeneização e a diversidade cultural? Quais as dinâmicas identitárias subjacentes aos processos de hibridação cultural?

O Ano Europeu do Diálogo Intercultural constituiu o pretexto para um encontro internacional que decorreu na Universidade do Minho em Abril de 2008 e de que este livro é o resultado. Nesse encontro procurou-se debater a forma como se vão tecendo e se vão pensando as relações entre pessoas e grupos sociais; entre a ideia de Estado-Nação e a transformação da ideia de fronteira: entre os proveitos da globalização e a defesa da especificidade cultural. O objectivo dos investigadores não foi, naturalmente, o de encontrar respostas unívocas para os dilemas e desafios que a ideia de Comunicação Intercultural enuncia, mas apenas debater algumas das ideias e pontos de vista que se cruzam em torno dessa complexa e multifacetada realidade da comunicação entre culturas.

Comunicação intercultural

Perspectivas, dilemas e desafios

de Rosa Cabecinhas e Luís Cunha

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897552939
Editor: Edições Humus
Data de Lançamento: janeiro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 230 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciências da Comunicação
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789897552939
Idade Mínima Recomendada: Maiores de 16