10% de desconto

Manifesto para a Ciência em Portugal

de José Mariano Gago

editor: Gradiva, maio de 2023
Um ensaio que foi fundamental para lançar o debate sobre como e que ciência deveria ser feita em Portugal. a leitura desta obra, passados mais de 30 anos, ajuda a perceber a evolução da ciência portuguesa, o que conseguiu e o que está por cumprir.

«A 16 de Maio de 2023, o José Mariano Gago faria 75 anos. Passaram já oito anos desde a sua morte, e 33 desde a publicação do seu Manifesto para a Ciência em Portugal. Contudo, o seu pensamento e acção continuam a ser de extrema actualidade: não há desenvolvimento científico sustentado numa sociedade sem cultura científica, ou que confunda ciência e tecnologia, reduzindo a primeira a um instrumento da segunda, ouvi-lhe muitas vezes. Mais do que uma homenagem, a presente reedição do Manifesto para a Ciência em Portugal é o nosso contributo para que cada um, na construção da sua visão própria, possa a ele ter acesso.»
Mário Pimenta presidente do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Manifesto para a Ciência em Portugal

de José Mariano Gago

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897852121
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: maio de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 230 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Física
EAN: 9789897852121
José Mariano Gago

José Mariano Gago (1948-2015) teve uma carreira que passou pelo ensino universitário, a investigação científica e a política. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico, foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura, no Laboratório de Física Nuclear e de Altas Energias da École Polytechnique, e obteve o grau de Docteur d’État ès Sciences, em Física, pela Université Paris VI Pierre e Marie Curie em 1976. Foi presidente da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, professor catedrático do Departamento de Física do Instituto Superior Técnico, investigador em física experimental das partículas elementares na Escola Politécnica, no CERN e Laboratório de Física Experimental de Partículas (que fundou e presidiu inicialmente). De 1995 a 2002 foi Ministro da Ciência e da Tecnologia e em 2005 foi nomeado ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Desempenhou um papel reconhecidamente relevante no desenvolvimento da ciência e da tecnologia em Portugal.

(ver mais)
A Matéria de Tudo

A Matéria de Tudo

10%
Temas e Debates
17,91€ 19,90€
portes grátis