Mad Maria

de Marcio Souza

idioma: português do brasil, português
editor: Editora Record, janeiro de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Márcio Souza tem recontado a história do Brasil de forma admirável ao longo da sua carreira. Seguindo os passos de Galvez, Imperador do Acre, Mad Maria é mais um romance memorável do escritor. A Editora Record está a relançar toda a obra do escritor recomposta e com novo projecto gráfico.
Mad Maria, escrito em 1980, é o segundo livro de Souza e a narrativa transcorre no interior da Amazónia. O livro relata a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, entre 1907 e 1912. Na época os investidores tinham o objectivo de construir uma estrada que pudesse competir com o Canal do Panamá.
A ferrovia integraria uma região rica em látex na Bolívia com a Amazónia, mas no caminho, encontraria obstáculos descomunais: 19 cataratas, 227 milhas de pântanos e desfiladeiros, centenas de cobras e escorpiões, árvores gigantescas e milhões de mosquitos transmissores de malária. Antes de terminadas as obras, 3,6 mil homens estavam mortos, 30 mil hospitalizados e uma fortuna em dólares desperdiçada na selva.
Ao escolher os episódios mais macabros e inacreditáveis dos registros históricos dos cinco anos da construção da ferrovia e concentrando-os em três meses de pesadelo, Márcio Souza força o leitor - neste momento já quase um personagem emaranhado na vegetação - a confrontar o inferno. Mad Maria é um romance amargo e vingador, sarcástico, às vezes. Uma obra-prima da literatura brasileira.

"A ironia amarga de Márcio Souza germina diretamente do coração das trevas."
The New York Tikmes Book Review

"Epopéia às avessas, romance notável de um Márcio Souza crescentemente mestre de seu ofício e transbordante de talento, Mad Maria é um faroeste à medida brasileira: sem ilusões, vigilante e pontiagudo como uma flecha na noite escura."
Folha de São Paulo

Mad Maria

de Marcio Souza

Propriedade Descrição
ISBN: 9788501061430
Editor: Editora Record
Data de Lançamento: janeiro de 2005
Idioma: Português do Brasil, Português
Dimensões: 137 x 208 x 26 mm
Páginas: 464
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9788501061430
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Marcio Souza

Formado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, Márcio Gonçalves Bentes de Souza é o melhor produto de exportação da Amazónia, vencendo de longe o artesanato local e o forte guaraná. O actual presidente da Funarte, nasceu em Manaus, no dia 4 de março de 1946 e sempre se interessou pelas artes e, aos 18 anos, já trabalhava como crítico de cinema no jornal O Trabalhista. No mesmo ano, participou da fundação do Grupo de Estudos Cinematográficos do Amazonas. No ano seguinte, se dividiu entre a função de crítico de cinema - dessa vez para O Jornal - e a produção cinematográfica: realiza o filme experimental Rapsódia Incoerente. Polivalente, Márcio de Souza ainda assume o cargo de Coordenador de Edições do Governo do Estado do Amazonas. Em 1966, participa da Oitava Bienal de São Paulo, com o filme Prelúdio Azul e arrisca os primeiros passos no mundo das Letras com o livro O Mostrador de Sombras, sobre crítica cinematográfica. Com o passar dos anos, Márcio continua a dividir-se entre o jornalismo, o cinema, a literatura, a vida pública e ainda encontra tempo para se dedicar ao teatro, onde escreve e dirige peças como O Pequeno Teatro da Felicidade e O Elogio da Preguiça e participa do III Festival Nacional de Teatro, em 69. Dois anos depois, escreve o roteiro do curta-metragem O País do Futebol, de Hector Babenco. Assume, em 1976, o cargo de director de planeamento da Fundação Cultural do Amazonas e, em 77, torna-se colunista semanal do suplemento cultural Ilustrada, do jornal A Folha de S. Paulo, cargo que ocupou até 1984. Foi, também, director do Departamento Nacional do Livro, da Fundação Biblioteca Nacional, antes de assumir a presidência da Funarte, em 1995. Márcio de Souza também é autor de Lealdade, Breve História do Amazonas, A Caligrafia de Deus, Operação Silêncio e O Empate Contra Chico Mendes e dá cursos e seminários por todo o Brasil e no exterior.

(ver mais)
Essa Terra

Essa Terra

10%
Teodolito
12,00€ 10% CARTÃO
Saraminda

Saraminda

Envio até 5 dias úteis
10%
Siciliano
15,34€ 10% CARTÃO
portes grátis