10% de desconto

Lugares 3

de Maria Andresen
editor: Relógio D'Água, junho de 2010
12,12€
10% DE DESCONTO CARTÃO
Muito antes da Melancolia já ele no cume do triunfo a conhecia di-lo o penumbroso final do dia, o negro do cavalo, a escarlate sela, a lança atravessando a tela; di-lo a posição do rei, enquanto cavaleiro; di-lo o olhar perdido no vento a solidão do poder como um levantamento.

«Neste livro a poesia surge, de facto, como reflexão. Reflexão da poesia sobre a poesia, “como modo de pensamento que excede as fronteiras do seu género e, mesmo, da linguagem” a que se soma a reflexão, pelos poemas, sobre o cinema e outras artes. Desde logo mergulhamos em filmes, em trechos ou sequências cinematográficas que funcionam como motor da escrita. Dryer, João César Monteiro, Pollet, mas também escultores (Juan Muñoz), pintores (Menez ou Picasso ou Tiziano) ou referências mais biográficas (“Numa Noite de Agosto Sobre a Ria de Alvor”, “Concerto dos Rolling Stones (Coppola)”, é todo um universo referencial, culturalista ou às vezes onírico que Maria Andresen convoca. Problematizando o seu mundo, o poema irrompe como produto, na verdade, inclassificável.»
António Carlos Cortez, JL

Lugares 3

de Maria Andresen

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896411633
Editor: Relógio D'Água
Data de Lançamento: junho de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 232 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 82
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789896411633

SOBRE O AUTOR

Maria Andresen

Maria Andresen nasceu no Porto e vive atualmente em Lisboa. Doutorou-se em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi professora de Literatura Contemporânea. Publicou Poesia e Pensamento (ensaio, 2001), Lugares (poesia, 2001), Livro das Passagens (poesia, 2006), Lugares, 3 (poesia, 2010), O Que Move o Silêncio do Cavalo e Anteriores Lugares (poesia, 2020) e agora Sombra (poesia, 2024). Em 2017 o Centro Nacional de Cultura exibiu a sua exposição de pintura «Palimpsestos». Participou ainda em diversas publicações onde tem explorado a intermedialidade entre as várias displinas artísticas, propondo leituras-chave para a compreensão da obra de Wallace Stevens, Francis Ponge, João Cabral de Melo Neto, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros. A sua poesia tem sido destacada em Portugal e no estrangeiro, integrando várias antologias de poesia.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR