Livro de Vozes e Sombras
SINOPSE
Ela, que pertence à geração seguinte, não parece ter memória histórica do país de então: vive no de agora, e o passado é um território longínquo, cuja narração flui no interior de um imaginário algo obscuro. A história da FLA (e a da FLAMA, na Madeira) comporta em si o país de todos os regressos: a Ditadura, o fim das guerras em África, a descolonização e o retorno à casa europeia pelos caminhos de volta, os mesmos que levaram as naus a perder-se nos mares da partida. O país que a si mesmo se descoloniza vibra na exaltação revolucionária. E é dos avanços e recuos dessa Revolução que nasce a tentação separatista do arquipélago.
Na longa e secreta entrevista ao homem da FLA, a jornalista vê-se enredada numa história de logros políticos, compadrios, interesses de propriedade, conluios estrangeiros e outros equívocos do movimento separatista, onde não há lugar para as vítimas da FLA, nem para o desamparo dos regressantes de África. Mas Cláudia Lourenço encontrará maneira de lhes dar voz.
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789722070478 |
Editor: | Dom Quixote |
Data de Lançamento: | junho de 2020 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 156 x 229 x 24 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 384 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Romance |
EAN: | 9789722070478 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Pouco rigoroso
Carlos Fraga
Não obstante ser bem escrito no que se refere aos Açores o livro é, a meu ver, tendencioso, desinformativo, sem correspondência com a realidade (excepto um pouco na Sexta sequência). Apresenta as pessoas de esquerda como "querubins" e os membros da FLA como um bando de arruaceiros endiabrados. Também não corresponde à realidade. Fica-se com a sensação que o Autor lamenta que nos Açores não se tenha instalado o caos e a anarquia que se viveu em Portugal continental durante o PREC.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU