Lisboa no Ano 2000

Uma antologia assombrosa sobre uma cidade que nunca existiu

de João Barreiros
Editor: Saída de Emergência, Janeiro de 2013 ‧
5,00€
3,50€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Bem-vindos a Lisboa!
Bem-vindos à maior cidade da Europa livre, bem longe do opressivo império germânico. Deslumbrem-se com a mais famosa das jóias do Ocidente! A cidade estende-se a perder de vista. O ar vibra com a melodia incansável da electricidade.
Deixem-se fascinar por este lugar único, onde as luzes nunca se apagam, seja de noite, seja de dia. Aqui, a energia eléctrica chega a todos os lares providenciada pelas fabulosas Torres Tesla.
Nuvens de zepelins sobem e descem com as carapaças a brilhar ao sol. Monocarris zumbem por todo o lado a incríveis velocidades de mais de cem quilómetros à hora. O ar freme com o estímulo revigorante da electricidade residual. Bem-vindos ao século XX!
Lisboa no Ano 2000 recria uma Lisboa que nunca existiu. Uma Lisboa tal como era imaginada, há cem anos, por escritores, jornalistas, cientistas e pensadores. Mergulhar nesta Lisboa é mergulhar numa utopia que se perdeu na nossa memória colectiva.

Lisboa no Ano 2000

Uma antologia assombrosa sobre uma cidade que nunca existiu

de João Barreiros

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896374778
Editor: Saída de Emergência
Data de Lançamento: Janeiro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 229 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 448
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Literatura Fantástica
EAN: 9789896374778

Uma premissa interessante, uma execução imperfeita

João Cotrim

A ideia é interessante - pegar num bando de jovens aficionados de ficção científica e pô-los a escrever sobre Lisboa no ano 2000 sob o ponto de vista de imaginações 100 anos mais novas. Inspirado nos escritos futuristas de autores do século XIX e princípio do século XX como Salgari, Verne ou mesmo o português Melo de Matos, o esforço não é fácil, é complicado esquecer 100 anos de evolução tecnológica para engendrar um futuro com base apenas naquilo que se conhecia em 1900. Alguns contos sucedem, outros não, o que faz desta uma antologia extremamente desequilibrada (apanágio de tantas outras). Notando-se que têm todos o mesmo ponto de partida, nas suas diferenças desconjunta-se todo o universo que estavam a tentar criar. Do ponto de vista meramente estilístico, em geral não há aqui grande literatura. Nestes dois pontos, salvam-se os contos do organizador João Barreiros (que tem mais unhas para isto que o resto). Em suma, é um livro com um outro conto que entretém, mas não me parece que valha a pena ler estes pastiches a menos que se tenha esgotado a leitura dos seus inspiradores originais.

SOBRE O AUTOR

João Barreiros

João Barreiros é licenciado em Filosofia e ex-professor do ensino Secundário, tendo nascido a 31 de julho de 1952. Participou na feitura do Grande Ciclo do Filme de FC de 1984 patrocinado pela Cinemateca Portuguesa e Fundação Gulbenkian, e dirigiu duas efémeras coleções para as Editoras Gradiva (Col. Contacto) e Clássica (Col. Limites). É autor de Terrarium (edição de 1996, com Luís Filipe Silva), O Caçador de Brinquedos e Outras Histórias, A Verdadeira Invasão dos Marcianos, as novelas Disney No Céu entre os Dumbos e A Bondade dos Estranhos e a monumental coletânea de contos Se Acordar antes de Morrer. Participou nas antologias organizadas pela Saída de Emergência, Os Anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa e A Sombra sobre Lisboa, até acabar por organizar, para a mesma editora, a antologia de retrofuturismo, Lisboa no Ano 2000.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU