10% de desconto

Língua Charra - Regionalismos de Trás os Montes - Volume II

de A. M. Pires Cabral
editor: Âncora Editora, novembro de 2013
24,50€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
Com as suas quase 23 mil entradas (muitas delas desdobrando-se em múltiplas acepções), esta é sem dúvida a mais completa recolha de vocabulário popular trasmontano e alto-duriense publicada até hoje.
Língua Charra - Regionalismos de Trás-os-Montes e Alto Douro é, por um lado, um apanhado de todas as obras congéneres a que o autor teve acesso, desde o labor pioneiro dos filólogos da Revista Lusitana, até às compilações em livro de Adamir Dias / Manuela Tender; Jorge Golias / Jorge Lage / João Rocha / Hélder Rodrigues; Jorge Lage; Rui Guimarães; e Vítor Fernando Barros, entre outros, a quem se presta aqui homenagem. Por outro lado, tem uma base sólida na memória e experiência do autor, nascido em meio rural e desde sempre apaixonado pela linguagem popular. Neste dicionário, questiona-se a etimologia, faz-se relacionação intervocabular e adicionam--se elementos e comentários que permitem uma melhor compreensão. Para além disso, ilustram-se os vocábulos com muitas centenas de abonações, retiradas quer de obras literárias, quer do adagiário, cancioneiro, devocionário e romanceiro populares.

Língua Charra - Regionalismos de Trás os Montes - Volume II

de A. M. Pires Cabral

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727804238
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: novembro de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 242 x 40 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 616
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Linguística e Filologia
EAN: 9789727804238

SOBRE O AUTOR

A. M. Pires Cabral

A.M. Pires Cabral nasceu em Chacim, Macedo de Cavaleiros, em 1941. Licenciou-se em Filologia Germânica. Foi professor e animador cultural, responsável pela participação de Vila Real no Projeto 5.2 do Conselho da Europa («Políticas Culturais nas Cidades») e coorganizador das Jornadas Camilianas de Vila Real. É conhecido sobretudo como ficcionista e poeta.
Na área da ficção, publicou até ao momento oito livros de contos e seis romances, tendo ganho o Prémio Círculo de Leitores (com Sancirilo), o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco (com O Porco de Erimanto) e o Grande Prémio de Literatura DST (com O Cónego). Antes de O Quartel, publicou nesta mesma coleção o romance Feliciano (2021).
Na área da poesia, estreou-se em 1974 com Algures a Nordeste e publicou até hoje 20 títulos. Foram-lhe atribuídos o Prémio D. Dinis (com Que Comboio É Este e Douro: Pizzicato e Chula), Prémio Luís Miguel Nava (com As Têmporas da Cinza), PEN Clube (com Arado), Prémio Autores SPA 2014 (com Gaveta do Fundo), Prémio Nacional Literário João de Deus 2021 (com Frentes de Fogo). Caderneta de Lembranças, o seu mais recente livro de poemas, foi distinguido em 2022 com o Prémio de Poesia António Gedeão e com o Prémio Ruy Belo.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU