10% de desconto

Leonardo da Vinci e as Mulheres

Uma biografia artística

de Kia Vahland

Livro eBook
editor: Temas e Debates, maio de 2019
Um novo olhar sobre a vida e obra do grande génio no 500.º aniversário da sua morte.
Com as suas manifestações de inspiração, perspetivas visionárias, máquinas de sonho e estudos de anatomia, Leonardo da Vinci é tido como um génio precursor dos tempos modernos. Mas o elemento mais importante que caracterizou o génio universal e criador da lendária Mona Lisa foi o estilo de pintura que dele fez o artista mais destacado da sua época. Kia Vahland demonstra, nesta abrangente biografia artística, como Leonardo o conseguiu: aliando-se às mulheres. Da jovem orgulhosa que é a Virgem Maria à sábia e circunspecta Mona Lisa, da dinâmica Cecilia Gallerani à benevolente Santa Ana, são as mulheres as personagens principais das suas pinturas. Com base na pintura e nos desenhos de Leonardo, e em textos e outras fontes históricas, Kia Vahland descreve a vida e a obra pictórica, na sua totalidade, deste artista milenar.

Esta biografia explica como o artista quebrou convicções e, desse modo, desenvolveu uma nova visão da natureza e da arte, das mulheres e dos homens, da ciência, da religião e da política, transformando-se numa celebridade famosa cujo significado e importância perduram ainda nos nossos dias.

«Kia Vahland movimenta-se no mundo académico e jornalístico e escreve sobre a história da arte como se de um romance policial se tratasse. Trabalha com a linguagem como um pintor com as tintas.»
Niklas Maak, Frankfurter Allgemeinen Zeitung

«E por vezes, e se os factos o permitem, Vahland aventura-se, nesta sua obra de leitura muito cativante, a descrever não apenas as circunstâncias de vida mas também as possíveis rumos de pensamento e motivações deste génio universal, recorrendo aos seus cadernos de apontamentos e de esboços e aos relatos dos seus contemporâneos.»
Tilman Urbach, rádio Bayern 2

Leonardo da Vinci e as Mulheres

Uma biografia artística

de Kia Vahland

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896445638
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: maio de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 238 x 23 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > História da Arte Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896445638
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Kia Vahland

A historiadora da arte Kia Vahland é especialista no Renascimento e editora de Cultura e Humanidades na secção de opinião do Süddeutschen Zeitung. É professora e autora de obras sobre Sebastiano del Piombo, Miguel Ângelo e Rafael, bem como de diversos ensaios no domínio da história da arte, publicados na revista Geo Epoche. Exerce funções docentes no Kunsthistorischen Institut da Ludwig-Maximilians-Universität de Munique e na Deutschen Journalistenschule. Recebeu diversos prémios pelos seus trabalhos, incluindo o Prémio da Crítica Michael Althen de 2016 do Frankfurter Allgemeinen Zeitung. A editora Insel publicou em 2018 uma coletânea dos seus artigos de opinião, Ansichtssachen. Alte Bilder, neue Zeiten.

(ver mais)
Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci

10%
Porto Editora
26,65€ 10% CARTÃO
portes grátis
Pratas Conquistador

Pratas Conquistador

10%
Casa das Letras
12,90€ 10% CARTÃO