10% de desconto

Jezabel

de Irène Némirovsky
editor: Cavalo de Ferro, setembro de 2019
16,59€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
Bela, fascinante e rica, Gladys Eysenach viveu toda a sua vida rodeada de luxo, frequentando a melhor sociedade e as suas festas elegantes, e seduzindo os homens mais atraentes. Agora, aos sessenta anos, vê-se perante a barra de um tribunal, no papel de acusada do assassinato de um jovem, seu pretenso amante.

À medida que decorre o interrogatório, Gladys esconde-se nas suas memórias, evocando os episódios da sua vida que a levaram àquele momento. A infância, o pai ausente, o casamento por conveniência, a turbulenta relação com a filha indesejada, e o esforço para esconder de todos e de si mesma o inevitável declínio do corpo e a derrocada da sua beleza. Agora, é a sua própria alma que está em julgamento.

Publicado originalmente em 1936, e até hoje inédito no nosso país, Jezabel é um dos mais importantes romances de Irène Némirovsky.

«Némirovsky já foi comparada a Tolstói, Tchékhov, Turgenev e Dostoiévski. Mas nenhuma comparação faz justiça à sua absoluta originalidade ou inteligência.»
The Guardian

«Um fascinante retrato de egocentrismo paranóico.»
Financial Times

Jezabel

de Irène Némirovsky

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896686376
Editor: Cavalo de Ferro
Data de Lançamento: setembro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 224 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789896686376

Dramático e atual - uma obsessão pela beleza e juventude

DL

Este livro é maravilhoso, a escrita sublime e o tema tão real e atual. O vicio pela beleza, por ser nova, admirada e amada é o tema, mas o cerne de tudo é o terror de envelhecer. A nossa protagonista, Gladys, é obcecada pela beleza, por ser admirada, sendo o único objetivo da sua aos vinte anos; o que se estende até aos seus sessenta anos. Escusado será dizer que pelo caminho muitos estragos acontecem, relativamente poucos no físico, mas enormes na mente de Gladys, cujo terror da velhice a transforma numa criatura monstruosamente egoísta. O decorrer d terror de envelhecer é dramático e chocante, porque não há apenas o receio dos efeitos da passagem do tempo sobre o corpo: há acima de tudo uma obsessão com a juventude aliada ao culto da beleza, ambos levados ao extremo da insanidade. Recomenda muito e também as restantes obras da autora.

A batalha contra o envelhecimento

Jorge Navarro

A história de uma mulher bela e exuberante que tem como missão ser amada por todos quantos a rodeiam e as consequências de travar uma batalha inglória contra o envelhecimento. Uma escrita avassaladora e contagiante como Irène Némirovsky soube surpreender.

SOBRE O AUTOR

Irène Némirovsky

Irène Némirovsky nasceu em 1903 em Kiev, então parte do Império Russo, no seio de uma família abastada. O seu pai, Léon, era banqueiro. Perante a Revolução Russa, em 1917, a família decide fugir do Exército Vermelho. Depois de um ano na Finlândia, acabam por assentar em Paris.
Em França, conhece o sucesso logo aquando da publicação de David Golder, o seu primeiro romance, em 1929, adaptado ao cinema no ano seguinte. O mesmo aconteceria com o segundo romance da autora, Le Bal (1930), ajudando a consolidar a sua fama. A estes dois seguiram-se importantes obras como As Moscas de Outono (1931), O Caso Kurílof (1933) ou Jézebel (1936). Apesar de ser uma escritora de renome e prestígio, quando a guerra chega a França, a autora vê a sua carreira interromper-se devido à sua ascendência judia. É impedida de escrever e a venda dos seus livros proibida.
Em 1942, Irène Némirovsky é detida e deportada pelo governo de Vichy para o campo de concentração de Auschwitz, onde acabaria por morrer com apenas 39 anos de idade. Caída no esquecimento durante o pós-guerra, a obra desta autora foi alvo de uma justa recuperação e visibilidade internacional, ao ser publicado, em 2004, o até então desconhecido romance inacabado Suite Francesa, autêntico sucesso mundial e vencedor póstumo do prémio Renaudot.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU