Isabel de Aragão - Entre o Céu e o Inferno Livro
A rainha que Portugal imortalizou como Rainha Santa
de Isabel Stilwell
Sobre
o LivroEntre o céu e o inferno. Assim foi a vida de Isabel de Aragão.
Nasceu envolta no saco sagrado, a 11 de fevereiro de 1270, em Saragoça. Intocável. Protegida. Com poucos dias de vida o avô, Jaime I, levou-a consigo para Barcelona, no meio de uma tempestade. Cresceu a ouvir histórias de grandes conquistas, de reinos divididos por lutas sangrentas entre pais e filhos e entre irmãos. A história de Caim e Abel. Uma história que se repetiu ao longo da sua vida…
Aos 12 anos casou com D. Dinis, rei de Portugal, e junto dele governou durante 44 anos. Praticou o bem, visitou gafarias, tocou em leprosos e lavou-lhes os pés, gastou a sua fortuna pessoal a ajudar os que mais precisavam e mandou construir o mosteiro de Santa Clara, em Coimbra. Da sua lenda fazem parte milagres, curas e feitos. Mas a melhor rosa de Aragão, que herdou o nome da Santa Isabel da Hungria, era boa para ser rei, como dizia muitas vezes o marido.
Junto dos seus embaixadores e espiões, com a ajuda da sua sempre fiel Vataça, jogou de forma astuta no tabuleiro do poder. Planeou e intrigou. Mas a história teimava em repetir-se. Caim e Abel. Pai contra filho, o seu único filho varão contra os meios-irmãos bastardos.
Morreu aos 66 anos, depois de uma penosa viagem de dezenas de léguas de Coimbra a Estremoz, montada numa mula, para evitar mais um conflito entre Portugal e Castela. Sempre acreditou que a película em que nascera a protegeria de tudo, mas nos últimos tempos de vida sentia-se frágil e vulnerável. E duvidava. Onde falhara como mulher e mãe?
Leia já a entrevista exclusiva com a autora no wookacontece, o blog literário da wook.
Já li vários livros desta autora porque adoro romances históricos. Este, mais uma vez, não desiludiu.. Entre páginas vamos ficando a conhecer pedaços da história do nosso Portugal. Recomendo a leitura deste livro.
Uma obra fascinante que nos prende a atenção de imediato. Adorei a forma como nos liga aos factos históricos de uma forma tão cativante que não conseguimos parar de ler.
Sou fã destes livros históricos desta autora em particular. Além da escrita envolvente que nos prende e que faz com que não queiramos largar o livro, adoro as particularidades das épocas retratadas e toda a pesquisa que se sente na narrativa. Ler o livro torna-nos conhecedores desta rainha e da época em que ela viveu sem ser um enfado estudar a história do nosso país. Foi um prazer ler o livro. Obrigada Isabel.
Conhecer a história de Portugal, através das estórias das “personagens” que a fizeram e descrita desta forma arrebatadora é um privilégio e um prazer, é como viver os acontecimentos na primeira pessoa, e é por isso que continuo a ler os livros da Isabel Stilwell.
Tão bom como todos os outros livros já escritos pela autora. Com a sua escrita Isabel Stilwell faz com que entremos na História, através das suas histórias. Um livro fenomenal, que não se pode deixar de ler. Não percam!
Sendo assíduo cliente da WOOK foi com satisfação que vi o lançamento do livro sobre Isabel de Aragão. Vi que seria interessante e instrutivo presente para minha esposa, que se dedica a ler esse tipo de livro. Ela já está lendo com avidez, praticamente chegando à metade do livro, sendo que gostou muito da estória dentro da história, sobre a vida de famosa Rainha. Fiquei feliz ao ver que o livro foi um presente que agradou, além da rapidez na entrega por WOOK, apesar da distância, pela localização em ultramar do destinatário. Parabéns WOOK. Aguardamos novos lançamentos.
Comprei este livro, e mais que escreva, cá estou para os ler. Isabel Stilwel descreve na perfeição todas estas mulheres que fazem parte da nossa longa e rica historia como nação, e este livro é mais um, imperdível e apaixonante. Não podem deixar de comprar.
Apaixonante, cativante, que nos prende e envolve à história como parte integrante da mesma. Este livro, tal como os outros da Isabel Stilwell, fazem-nos sentir e viver a história e a História. Interessante, apelativo, sedutor, quando se começa a ler, nunca mais se consegue parar. Recomendo vivamente!!
Amei este livro, tal como todos os outros livros desta autora. Magnífico, ao lê-lo é como se estivesse lá e fizesse parte da história, como observadora anónima. Conhecer Isabel de Aragão pela escrita de Isabel Stillwell é um privilégio.