10% de desconto

Irmã Marginal | Sister Outsider

de Audre Lorde
Editor: Orfeu Negro, novembro de 2023 ‧
18,00€
16,20€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
Irmã Marginal, obra canónica dos estudos feministas, reúne — entre ensaios, discursos, cartas e entrevistas — alguns dos textos mais significativos de Audre Lorde, de 1976 a 1984.

Profundamente enraizada na experiência de viver à margem de uma «norma mítica» branca, magra, masculina, jovem e heterossexual, Irmã Marginal centra-se na ressignificação da noção de diferença, não como algo a tolerar, mas a reconhecer plenamente enquanto força humana dinâmica, criativa e enriquecedora.

Ao expressar esta diferença articulando as categorias de raça, classe, idade, género e sexualidade, Lorde instiga-nos a quebrar silêncios, transformando-os em linguagem e acção. Deixa uma marca profunda no pensamento feminista e um legado hoje mais relevante que nunca, servindo-se da potência que há na raiva, do poder do erotismo e da poesia como território de resistência.

Irmã Marginal | Sister Outsider

de Audre Lorde

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899071827
Editor: Orfeu Negro
Data de Lançamento: novembro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 122 x 162 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 312
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789899071827

A eterna luta da Mulher

Ana A.

Este livro conta de vários artigos publicados pela autora ao longo dos tempos. Refletem a dificuldade de ser mulher, mãe e homossexual numa sociedade que a olha de forma diferente e a ostraciza. Vale a pena ler.

A eterna luta da Mulher

Ana A.

Audre Lorde partilha connosco a sua luta enquanto mãe, mulher, negra e lésbica.

SOBRE O AUTOR

Audre Lorde

Audre Lorde, (1934-1992), figura maior do feminismo negro, foi uma eminente poeta e pensadora norte-americana. Precursora da teoria interseccional e da crítica decolonial, afirmava a sua identidade multifacetada apresentando-se publicamente como «mulher negra, lésbica, mãe, guerreira, poeta». Dedicou a vida a combater o racismo, o sexismo, a homofobia e a invisibilidade. Bibliotecária, professora de Inglês, forjou alianças significativas e trabalhou ativamente, deixando-nos algumas das mais importantes obras para o desenvolvimento da teoria feminista contemporânea. Foi distinguida com doutoramentos honoris causa de várias faculdades, tendo sido ainda Poeta Laureada do Estado de Nova Iorque entre 1991 e 1993. Em 2020, foi postumamente homenageada, figurando no American Poets Corner da Catedral de São João, o Divino, em Nova Iorque.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU