10% de desconto

Inventar, Contar e Classificar

De Piaget aos debates

de Annie Chalon-Blanc
Editor: Instituto Piaget, maio de 2008 ‧
20,99€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
Jean Piaget escrevia no prefácio do Génese do número na criança, em 1941: «a construção do número é correlativa do desenvolvimento e da própria lógica e ao nível pré lógico corresponde a um período pré numérico».

Nesta esteira, Annie Chalon Blanc redesenha a origem e a génese do número e das classes de acordo com Piaget e os seus colaboradores. A autora debate questões que dizem respeito às competências lógicas e numéricas sublinhando as críticas feitas às conclusões de Piaget e os trabalhos que se seguiram para aprofundar as investigações que se referem à génese das operações lógicas do número nas crianças pequenas.

A obra sublinha a preocupação epistemológica sempre presente nos trabalhos de Piaget e assinala uma das características do construtivismo «qualquer sujeito que aprende o número deve colocar as mesmos questões que o seu inventor para o compreender».

O leitor encontrará aqui uma excelente análise do método de investigação utilizado por Piaget e que ele próprio descrevia nestes termos: «A conversação com o sujeito é ao mesmo tempo muito mais segura e mais fecunda quando tem lugar na ocasião das experiências efectuadas por meio de um material adequado e quando a criança, em vez de reflectir na vida, age primeiro e apenas fala das suas acções.»

As contribuições pós piagetianas são abordadas no capítulo IV, onde se poderá encontrar interessantes elementos sobre a problemática do papel da linguagem nas aprendizagens numéricas.

Por fim, o leitor poderá aprofundar a sua leitura respondendo às questões que dizem respeito aos questionários para as crianças sobre a génese das classes. A leitura de correcções tipo contribui com precisões.

Esta obra, muito pedagógica, volta a dar, com cuidado, clareza e rigor, um lugar central às investigações de Piaget sublinhando os pontos fracos e as conclusões apressadas, e expõe o estado actual das investigações sobre o número e a categorização.

A leitura deste livro permitirá aos formadores e professores compreenderem melhor a génese das estruturas lógicas e a do conceito de número, recolocando as actuais investigações num largo contexto.

Inventar, Contar e Classificar

De Piaget aos debates

de Annie Chalon-Blanc

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727719419
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: maio de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 234 x 19 mm
Tipo de produto: Livro
Coleção: Horizontes Pedagógicos
Classificação Temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789727719419