Wook.pt - Introdução à Programação Usando C

Introdução à Programação Usando C

Tecnologias de Informação

de António Manuel Adrego da Rocha 

31,75€
10%
Portes
Grátis
em stock
10% de desconto em CARTÃO
Em stock - Envio imediato
portes grátis
Sinopse

Esta obra tem como principal objectivo fornecer competências sólidas no desenvolvimento de programas de pequena e média complexidade. Assim, introduz-se uma metodologia que procura atingir a descrição final da solução de problemas, por refinamentos sucessivos, através da aplicação da decomposição hierárquica das soluções. Outro objectivo principal consiste na aprendizagem da linguagem de programação C na sua norma ANSI. Nesse sentido são estudados aspectos relacionados com a portabilidade, robustez, reutilização, legibilidade e eficiência das soluções.

Especificamente, pretende-se atingir os seguintes objectivos:
  • Compreensão clara do que é um computador, como funciona, para que serve, como se comunica com ele e a aprendizagem das metodologias a ter em conta no desenvolvimento de software de qualidade;
  • Desenvolvimento de estratégias para a especificação precisa do problema que se pretende resolver num computador e o estabelecimento de métodos para a descrição detalhada e rigorosa da solução do problema, usando o paradigma da programação procedimental;
  • Normas de representação da informação num computador;
  • Aprendizagem da linguagem de programação C na sua norma ANSI, bem como, das suas bibliotecas de execução;
  • Estudo das principais estruturas de dados estáticas, nomeadamente das sequências (arrays), das sequências de caracteres (strings), dos registos (structs) e ainda dos ficheiros (files);
  • Introdução ao estudo dos algoritmos de pesquisa e de ordenação.
  • Público Alvo
    Este livro é dirigido aos estudantes de disciplinas de iniciação à programação, que frequentam licenciaturas que exijam conceitos sólidos de programação e de um conhecimento profundo da linguagem C, assim como a todos aqueles que queiram dominar esta linguagem de programação.


    ÍNDICE

    1 - Computadores e Programação
    1.1 Introdução
    1.2 Computador, a grande revolução do século XX
    1.3 O que é um computador?
    1.4 Qual é a utilidade de um computador?
    1.5 Classe de problemas que o computador resolve
    1.6 Organização interna de um computador
    1.7 O que é o sistema operativo?
    1.8 Linguagens de programação
    1.8.1 Linguagem máquina
    1.8.2 Linguagens de baixo nível
    1.8.3 Linguagens de alto nível
    1.8.4 Que linguagem se deve usar para ensinar programação?
    1.9 Paradigmas de programação
    1.10 Fases do desenvolvimento de uma aplicação
    1.10.1 Análise do problema
    1.10.2 Implementação da aplicação
    1.11 Princípios a ter em conta no desenvolvimento de software de qualidade
    1.12 O sistema operativo UNIX
    1.12.1 Identificação dos utilizadores
    1.12.2 Organização da memória de massa
    1.12.3 O interpretador de comandos (shell)
    1.12.4 Os comandos mais usuais do UNIX
    1.12.5 Redireccionamento de entrada/saída de comandos
    1.12.6 Compilação de ficheiros em linguagem C
    1.12.7 Execução de programas
    Leituras Recomendadas

    2 - Algoritmos
    2.1 Introdução
    2.2 Especificação do problema
    2.3 Algoritmos e suas características
    2.4 Decomposição hierárquica da solução
    2.5 Regras gramaticais do pseudocódigo
    2.6 Modelos de algoritmos
    2.6.1 Modelo básico
    2.6.2 Modelo básico modificado à entrada
    2.6.3 Modelo básico modificado à saída
    2.7 O problema dos alumínios
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    3 - Representação da Informação
    3.1 Introdução
    3.2 Sistemas de numeração
    3.2.1 O sistema de numeração decimal
    3.2.2 O sistema de numeração binário
    3.2.3 Os sistemas de numeração octal e hexadecimal
    3.2.4 Conversão decimal para binário
    3.3 Representação de quantidades inteiras
    3.3.1 Representação em sinal e módulo
    3.3.2 Representação em complemento para um
    3.3.3 Representação em complemento para dois
    3.4 Aritmética inteira
    3.5 Representação de quantidades reais
    3.6 Aritmética real
    3.7 Representação de símbolos
    3.8 Big Endien versus Little Endien
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    4 - Introdução à Linguagem C
    4.1 Introdução
    4.2 A estrutura de um programa em C
    4.3 Elementos básicos da linguagem C
    4.4 Representação da informação
    4.5 Tipos de dados predefinidos
    4.6 Tipos de dados aritméticos
    4.6.1 Tipos de dados inteiros
    4.6.2 Tipos de dados reais
    4.6.3 Tipo de dados carácter
    4.7 Constantes e variáveis
    4.8 Sequenciação
    4.8.1 Expressões
    4.8.2 Operadores
    4.8.3 Instruções de atribuição
    4.9 Exemplo de um programa
    4.10 Tipo de dados enumerado
    4.11 Tipo de dados void
    4.12 Tipo de dados ponteiro
    4.13 Bibliotecas de execução ANSI
    4.13.1 Biblioteca ctype
    4.13.2 Biblioteca math
    4.13.3 Biblioteca errno
    4.13.4 Biblioteca stdlib
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    5 - Estruturas de Controlo
    5.1 Introdução
    5.2 Instruções decisórias
    5.2.1 A instrução decisória binária if
    5.2.2 A instrução decisória múltipla switch
    5.2.3 Comparação das instruções decisórias
    5.3 Instruções repetitivas
    5.3.1 As instruções repetitivas do while e while
    5.3.2 A instrução repetitiva for
    5.3.3 Ciclos repetitivos imbricados
    5.3.4 Ciclos repetitivos infinitos
    5.3.5 A instrução nula
    5.3.6 As instruções de salto break e continue
    5.4 Exemplos
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    6 - Entrada e Saída de Dados Formatadas
    6.1 Introdução
    6.2 Interacção entre a aplicação e o utilizador
    6.3 Entrada de dados
    6.3.1 Leitura de caracteres
    6.3.2 Leitura de valores numéricos
    6.3.3 Leitura de valores enumerados
    6.3.4 O especificador de conversão %n
    6.4 Saída de dados
    6.4.1 Escrita de caracteres
    6.4.2 Escrita de valores numéricos
    6.4.3 Escrita de valores enumerados
    6.4.4 Escrita de ponteiros
    6.4.5 O especificador de conversão %n
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    7 - Programação Procedimental
    7.1 Introdução
    7.2 Subprogramas
    7.3 Funções da linguagem C
    7.3.1 Definição de uma função
    7.3.2 Alusão de uma função
    7.3.3 Invocação de uma função
    7.3.4 Uso indevido de funções
    7.3.5 Procedimentos na linguagem C
    7.3.6 Parâmetros formais
    7.3.7 Exemplos simples
    7.4 Exemplos avançados
    7.5 Organização de um programa em subprogramas
    7.6 Classes de armazenamento
    7.7 Visibilidade dos objectos
    7.8 Subprogramas recursivos
    7.9 Ponteiros para funções
    7.10 Manipulação da memória pilha
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    8 - Sequências e Ponteiros
    8.1 Introdução
    8.2 Características das sequências
    8.2.1 Declaração de uma sequência
    8.2.2 Inicialização de uma sequência
    8.2.3 Sequências como parâmetros de subprogramas
    8.2.4 Exemplo
    8.3 Exemplos mais complexos
    8.4 Ponteiros
    8.4.1 Dualidade ponteiro sequência
    8.4.2 Aritmética de ponteiros
    8.4.3 Acesso indexado versus acesso por ponteiro
    8.4.4 Sequências de ponteiros e ponteiros para sequências
    8.4.5 Sequências de ponteiros para funções
    8.5 Sequências bidimensionais
    8.5.1 Exemplo de processamento de matrizes
    8.5.2 Dualidade ponteiro sequência
    8.6 Sequências tridimensionais
    8.7 Considerações finais sobre sequências
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    9 - Sequências de Caracteres
    9.1 Introdução
    9.2 Características das sequências de caracteres
    9.2.1 Declaração e inicialização de sequências de caracteres
    9.2.2 Atribuição de sequências de caracteres
    9.2.3 Sequências de caracteres versus caracteres
    9.2.4 Leitura de sequências de caracteres
    9.2.5 Escrita de sequências de caracteres
    9.2.6 Sequências de caracteres como parâmetros de subprogramas
    9.2.7 Considerações finais sobre sequências de caracteres
    9.3 Exemplos
    9.4 Biblioteca string
    9.5 Exemplo avançado
    9.6 Conversão de sequências de caracteres
    9.7 Sequências de sequências de caracteres
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    10 - Estruturas
    10.1 Introdução
    10.2 Características das estruturas
    10.2.1 Declaração de estruturas
    10.2.2 Inicialização de estruturas
    10.2.3 Acesso aos campos das estruturas
    10.2.4 Atribuição de estruturas
    10.2.5 Leitura e escrita de estruturas
    10.2.6 Estruturas como parâmetros de subprogramas
    10.2.7 Estruturas como resultado de saída de funções
    10.2.8 Campos de estruturas de tipo sequência
    10.2.9 Estruturas hierárquicas
    10.2.10 Estruturas ligadas
    10.3 Exemplo
    10.4 Uniões
    10.5 Sequências de estruturas
    10.6 Exemplo da construção de uma base de dados
    10.7 Exemplos de definição de estruturas de dados
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    11 - Ficheiros
    11.1 Introdução
    11.2 Fluxos de comunicação
    11.3 Abertura de um fluxo de comunicação
    11.4 Fecho de um fluxo de comunicação
    11.5 Fluxos de texto
    11.5.1 Leitura de um fluxo de texto
    11.5.2 Escrita num fluxo de texto
    11.5.3 Leitura e escrita de linhas de texto
    11.5.4 Considerações sobre os fluxos de texto standard
    11.6 Passagem de argumentos na linha de comando
    11.7 Exemplos
    11.7.1 Exemplos simples de utilização de ficheiros de texto
    11.7.2 Gestão de uma base de dados com ficheiros de texto
    11.8 Fluxos binários
    11.8.1 Leitura e escrita de fluxos binários
    11.8.2 Gestão de uma base de dados com ficheiros binários
    11.9 Funções para colocação do indicador de posição
    11.10 Esvaziamento do armazenamento tampão
    11.11 Exemplo da manutenção de uma base de dados
    11.12 Funções para operar sobre ficheiros
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    12 - Introdução à Pesquisa e Ordenação
    12.1 Introdução
    12.2 Complexidade algorítmica
    12.3 Pesquisa
    12.3.1 Pesquisa sequencial
    12.3.2 Pesquisa binária
    12.3.3 Comparação entre as pesquisas sequencial e binária
    12.4 Ordenação
    12.4.1 Ordenação por selecção
    12.4.2 Ordenação por troca
    12.4.3 Ordenação por inserção
    12.4.4 Comparação dos algoritmos de ordenação
    12.5 Ordenação por fusão
    Exercícios
    Leituras Recomendadas

    Índice Remissivo



    Introdução à Programação Usando C
    ISBN: 9789727225248Edição ou reimpressão: Editor: FCAIdioma: PortuguêsDimensões: 171 x 241 x 26 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 456Tipo de Produto: Livro Coleção: Tecnologias de Informação Classificação Temática: Livros em Português > Informática > Programação
    X
    Coloque aqui o seu comentário
    Introdução à Programação Usando C
    a sua avaliação:
    X
    Obrigado pela sua contribuição!

    O seu comentário foi enviado para validação.

    Nota:
    A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
    X
    imagem
    X
    wook deve saber
    Promoção válida para o dia 24-03-2017

    Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
    X
    recomendar
    Introdução à Programação Usando C de António Manuel Adrego da Rocha 
    Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

    A sua identificação:

    A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

    Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

    X
    A sua recomendação foi enviada com sucesso!
    X
    Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
    X
    alerta de artigo novamente disponível

    De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

    X
    O seu pedido foi registado com sucesso.
    Caso este produto fique disponível, será alertado por email
    X
    wook deve saber
    Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
    Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
    A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
    Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
    X
    wook deve saber
    Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
    Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

    Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
    Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:

    Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.

    X
    wook deve saber
    O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
    X
    wook deve saber
    O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
    X
    não encontrou wook procura?
    Nós procuramos por si!

    A sua identificação:

    A identificação do livro que procura:

    O seu pedido foi enviado com sucesso!
    X
    envie esta lista aos seus amigos
    lista de desejos

    A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

    X
    A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
    X
    selecione o livro adotado:
    X
    wook deve saber


    Oferta de portes, ou devolução do valor em cartão, para Portugal continental em CTT Expresso Clássico ou Rede Pickup. 30% de desconto, ou devolução em cartão, nos envios para as ilhas dos Açores e Madeira, em CTT Expresso Clássico. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

    Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.

    X
    wook deve saber


    A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.

    X
    wook deve saber


    EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
    Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

    ENVIO ATÉ X DIAS
    Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

    PRÉLANÇAMENTO
    Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

    DISPONIBILIDADE IMEDIATA
    Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

    Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

    X
    a sua lista de desejos encontra-se vazia
    Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
    Seja informado sobre promoções destes produtos
    X
    Ocorreu um erro
    Por favor tente novamente mais tarde.
    X
    atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
    Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
    X
    Temos pena de o ver partir!
    Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
    Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
    X
    wook deve saber


    WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
    Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

    COMO FUNCIONA?
    A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

    POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
    Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

    CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
    Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

    EXCEÇÕES
    O botão do Checkout Expresso só será visível se:
    • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
    • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
    • Não incluir artigos escolares na encomenda.