Introdução à Ética

de José Manuel dos Santos

editor: Documenta, novembro de 2012
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A ciência tenta descrever, o mais rigorosamente possível, o que é ou acontece. De certa forma desenha um mapa da realidade. Conservando a metáfora geográfica, podemos talvez dizer que a finalidade da ética, enquanto ramo da filosofia, não é o desenho de um mapa mas a fabricação de uma bússola. Tanto a antiga questão de Sócrates, «como viver?», como a mais recente de Kant sobre o significado do «dever» moral, «o que devo fazer?», não têm por resposta a positividade de factos visíveis mas a possibilidade invisível da normatividade. Estas perguntas, que estão na origem da ética, exprimem uma inquietude fundamental de todo e qualquer ser humano, que se concretiza numa necessidade de orientação nas relações com os outros, consigo mesmo, com os animais não humanos ou mesmo com a natureza no seu todo.
Nesta Introdução à Ética optou-se por combinar os dois modelos habitualmente seguidos pelos prolegómenos a este ramo da filosofia. Assim, na primeira parte, de carácter sistemático, são introduzidos os principais conceitos da ética, as suas tarefas, os seus objectivos e um panorama dos diferentes tipos de teoria ética. Na segunda parte, de carácter histórico, são apresentadas as éticas de referência de Aristóteles e Kant, a filosofia prática de Epicuro e algumas teorias éticas contemporâneas (Apel, Habermas,MacIntyre, Nussbaum).

Introdução à Ética

de José Manuel dos Santos

ISBN: 9789898618122
Editor: Documenta
Ano: 2012
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 218 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 304
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789898618122
e e e e e

Para estudar ética em português

Micael Sousa

Obra importante para a introdução ou estudo mais aprofundado da ética. Bem ordenada e segmentada segundo pelos vários subtópicos. É uma oportunidade única de estudar um assunto escrito na língua original, pois é habitual termos obras semelhantes traduzidas, perdendo-se sempre riqueza de linguagem e introduzindo algumas potenciais dúvidas de interpretação. Aqui isso a não acontece. Recomendo para o estudo da ética de uma dos melhores especialistas do assunto portugueses.