10% de desconto

Inserção Profissional e Formas Identitárias

de Natália Alves

editor: EDUCA, julho de 2009
VENDA O SEU LIVRO i
A inserção profissional dos diplomados do ensino superior é hoje um tema de debate quer a nível nacional quer internacional e nunca o ensino superior esteve tão intensamente sob o escrutínio das famílias, dos media, das empresas e do poder político. As famílias e os estudantes inquietam-se quanto a um futuro que se avizinha menos risonho do que o passado; os media lançam o alarme sobre o desemprego dos licenciados e acusam as Universidades de estarem a formar para o desemprego; as empresas clamam contra a desadequação da formação às suas necessidades; o poder político elege a taxa de "empregabilidade" como um dos critérios de avaliação da qualidade do ensino superior e o discurso recorrente sobre o excesso de diplomados recomeça, ainda que tenuemente, a fazer-se ouvir.
O presente livro tem como objectivo analisar os processos de inserção profissional dos diplomados da Universidade de Lisboa que concluiram a licenciatura entre 1994-1998 e 1999-2003. A inserção profissional é concebida quer como uma sucessão de posições que os licenciados vão ocupando no mercado de trabalho quer como um processo de socialização profissional e construção identitária. Os resultados obtidos mostram que os licenciados da UL foram protagonistas de cinco percursos-tipo - inserção rápida num emprego estável; inserção diferida num emprego estável; estabilidade na precaridade; inserção precária; percurso de exclusão. A estes percursos correspondem quatro formas identitárias: identidade de projecto; identidade de carreira; identidade de emprego e identidade de empresário de si.

Inserção Profissional e Formas Identitárias

de Natália Alves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898272003
Editor: EDUCA
Data de Lançamento: julho de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 223 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciências da Educação
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Políticas Educacionais e Administração Escolar
EAN: 9789898272003
Natália Alves

Natália Alves é licenciada e mestre em Sociologia, pelo ISCTE, e doutora em Sociologia da Educação, pela Universidade de LIsboa. É professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da mesma universidade e é investigadora da unidade de I&D de Ciencias da Educação. Lecciona e investiga nas áres de Sociologia da Educação e da Formação de Adultos.

(ver mais)