10% de desconto

Incertezas da Razão

Crónicas escolhidas e outros textos de intervenção

de Rui Bebiano
Editor: Edições Afrontamento, outubro de 2025 ‧
18,00€
16,20€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Reúnem-se neste livro 118 textos, originalmente dispersos por suportes vários, escritos e tornados públicos entre 2000 e 2025, selecionados pelo autor entre milhares de outros produzidos no mesmo período.

Têm sobretudo o formato de crónica, género literário que, pela sua concisão e liberdade formal, incorpora uma capacidade de interação que lhe permite dialogar com o meio envolvente, funcionando como lugar de observação, instrumento de crítica e ferramenta de intervenção pública.

Todos possuem um forte elo com a reflexão ensaística, com a observação objetivada do real e com a participação cívica, num quadro de pensamento articulado com a dimensão plural da esquerda política e cultural. Contêm também um esforço para unir o trabalho da razão a uma dimensão prospetiva e de incerteza, distante do dogmatismo e da atitude sectária.

Incertezas da Razão

Crónicas escolhidas e outros textos de intervenção

de Rui Bebiano

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723621358
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: outubro de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 166 x 241 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 328
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Contos
EAN: 9789723621358

SOBRE O AUTOR

Rui Bebiano

Rui Bebiano é historiador, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Nos anos 80 e 90 trabalhou no barroco político e nas representações da guerra nos séculos XVII-XVIII. Nas últimas duas décadas tem estudado temas de história da cultura e das ideias no período que vem da década de 50 até à atualidade. Os seus atuais interesses são a história do tempo presente, dos intelectuais e das representações da utopia. Tem uma dúzia de livros e centenas de artigos publicados, colaborando com regularidade em publicações periódicas e blogues, em particular com crítica de livros e artigos de opinião. É diretor do Centro de Documentação 25 de Abril.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU