10% de desconto

Identidade em Viagem

Para uma História da Cultura Portuguesa

de Marília dos Santos Lopes

editor: UCP Editora, setembro de 2015
VENDA O SEU LIVRO i
Este livro é o resultado de um projecto de investigação levado a cabo, na última década, sobre o lugar e o papel da viagem, e também da Literatura de Viagens, na construção histórico-cultural da identidade portuguesa, tendo em consideração duas componentes: a investigação desenvolvida sobre esta temática nos últimos anos, bem como a actividade docente exercida, quer em licenciaturas de História, Ciências da Comunicação e Línguas Aplicadas, quer em seminários de Mestrado e Doutoramento de História e Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa, em Viseu e em Lisboa. Neste sentido, fruto de uma leitura e amadurecimento de uma estreita e íntima relação entre análise documental e experiência de ensino e partilha na docência, nem sempre fácil mas certamente desafiante, este trabalho gostaria de ter o carácter de um manual, intentando conciliar estes dois eixos metodológicos ao fornecer simultaneamente uma actualizada reflexão teórica, bem como um elencar de tópicos significativos e representativos de um elemento constitutivo e referencial, e por isso, incontornável da cultura portuguesa: a viagem.
A pensar, num primeiro momento, nos alunos, este livro dirige-se, todavia, a todos os interessados em Cultura Portuguesa.

Identidade em Viagem

Para uma História da Cultura Portuguesa

de Marília dos Santos Lopes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725404805
Editor: UCP Editora
Data de Lançamento: setembro de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 232 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Coleção: Estudos de Comunicação e Cultura
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789725404805
Marília dos Santos Lopes

Marília dos Santos Lopes, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi colaboradora científica no Centro de Investigação de História da Expansão Europeia da Universidade de Bamberg (Alemanha), onde se doutorou em História Moderna em 1992. Actualmente é professora auxiliar com agregação da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Realizou e publicou, em Portugal e no estrangeiro, vários artigos e comunicações na área da História Cultural da Época Moderna como bolseira do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), ICALP, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e DFG (Deutsche Forschungsgemeinschaft). Em 2014 foi distinguida com um Senior Fellowship da Biblioteca Herzog-August em Wolfenbüttel, Alemanha.

(ver mais)