10% de desconto

História da Inquisição Portuguesa

1536-1821

de Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva

editor: A Esfera dos Livros, outubro de 2016
VENDA O SEU LIVRO i
Em 1536 começava a funcionar, em Évora, onde a corte residia, a Inquisição. O seu objetivo principal era defender a fé e a Igreja. A bula papal da fundação explicitava a natureza dos crimes sob a sua alçada. Apelava-se a todos que denunciassem qualquer pessoa suspeita de ter aderido às crenças luteranas, observado cerimónias e costumes judaicos ou islâmicos, negado a existência da vida eterna, acreditado na transmigração das almas até ao dia do Juízo, contestado a virgindade de Nossa Senhora ou que Cristo fosse o Messias prometido no Antigo Testamento, praticado a bigamia, bruxaria ou feitiçaria, possuído livros para celebrar sabats noturnos ou outros defesos pela Igreja, incluindo bíblias escritas em línguas vernáculas. Iniciava-se uma perseguição que levou milhares de vítimas, homens e mulheres, pelas suas ideias e comportamentos a serem presas, acusadas e, no limite, mortas nas fogueiras por condenação do Santo Ofício.

Nascia, deste modo, no coração do Renascimento, a Inquisição, que marcou de forma vincada a História de Portugal e do seu império durante 285 anos. A sua infuência continua a sentir-se ainda hoje, em certas dimensões da vida institucional e até nos costumes e modos de ser e pensar. Numa pesquisa rigorosa e baseada em consulta exaustiva de arquivos e documentação, Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva apresentam a primeira história da Inquisição portuguesa, desde a sua fundação à extinção, em 1821.

Uma obra única e original que permite perceber a história, a vida institucional e judiciária do Tribunal da Fé, a sua evolução, com os seus períodos de crise e de maior perseguição. Sem nunca esquecer as histórias dos homens que formavam este órgão e as suas vítimas - cristãos-novos, feiticeiros, bruxas e outros hereges - que questionavam os dogmas ou a ordem social instituída e, por isso, sofreram duras perseguições e torturas, tendo muitos comparecido em autos da fé celebrados em praças públicas.

História da Inquisição Portuguesa

1536-1821

de Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896267803
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: outubro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 243 x 32 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 608
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896267803
e e e e e

Recomendo vivamente.

Tiago Manalvo

Nesta obra, os autores Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva realizaram uma profunda e abrangente abordagem do percurso da Inquisição portuguesa desde a sua criação até à sua definitiva extinção no quadro da Revolução Liberal, à 200 anos atrás. A investigação que realizaram permite ao leitor ter uma visão actualizada e desprovida de preconceitos sobre esta instituição e o seu papel na sociedade portuguesa, assim como a instituição se relacionava com o poder político.

e e e e e

Uma boa aquisição para quem busca saber um pouco mais da nossa História

JC

Uma obra concisa e ao mesmo tempo bastante completa. Esta publicação é uma excelente opção, para quem quiser conhecer melhor este capítulo da história de Portugal. Desde a sua fundação até à sua abolição, em Portugal, os autores guiam-nos através das principais datas, factos e acontecimentos da Inquisição Portuguesa. Um livro essencial na biblioteca de quem tem gosto por temas da História de Portugal.

Viver e Morrer nos Cárceres do Santo Ofício

Viver e Morrer nos Cárceres do Santo Ofício

10%
A Esfera dos Livros
23,50€ 10% CARTÃO
portes grátis
De Ourique a Aljubarrota

De Ourique a Aljubarrota

10%
A Esfera dos Livros
25,00€ 10% CARTÃO
portes grátis