História da Inquisição Portuguesa 1536-1821
de Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva
Sobre
o Livro
Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História de Portugal e Universal no Ensino Secundário.
A primeira história da Inquisição portuguesa desde a sua fundação em 1536 ao seu ocaso em 1821. Uma pesquisa única e original na consulta de arquivos e documentação que permitem destapar este momento sombrio da nossa história. A história do Tribunal do Santo Ofício, das suas vítimas (judeus, bruxas, feiticeiros e outros), dos que morreram à sua mercê.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
História da Inquisição Portuguesa 1536-1821
ISBN
9789896264529
Editor:
A Esfera dos Livros
Idioma:
Português
Dimensões:
162 x 235 x 35 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
608
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> História
> História de Portugal
Já muita coisa tinha lido sobre o tema, mas a esta obra eu estaria tentado a chamar-lhe "definitiva" (se é que alguma obra pode ser definitiva), dado o rigor da pesquisa que revela. Um livro indispensável a quem por este ramo da nossa história se interessa.
O livro narra situações imperdíveis sobre esta revoltante temática. Adorei a leitura que nos leva, como refere o livro na página 241, a «violentíssimos e trágicos dramas individuais e familiares em que foi pródiga a história da Inquisição». Um livro obrigatório.
Trata-se de um estudo rigoroso e muito bem documentado. Vale a pena lê-lo, não só para tomar conhecimento do que foi uma instituição fanática e manipuladora do religioso como também para conhecer o cerne do povo português - que a apoiava efusivamente.
Embora o facto não seja de suma importância e apenas em nome do bom rigor, não é esta a primeira História da Inquisição Portuguesa. Alexandre Herculano, escreveu uma obra sob a mesma epígrafe em três volumes.
É um livro muito interessante de investigação histórica profunda que vale a pena ler para conhecer melhor um período negro de quase 300 anos da nossa história que deixou marcas ainda visíveis nos dias de hoje