Heróis à Moda da Bola Livro
Versão Encarnada
de Luís Miguel Ricardo
Sobre
o LivroOlha a redondinha a beijar as malhas.
A Locomotiva do Barreiro armou o disparo e fuzilou as redes dos Andrades.
Ena pá! Aquele asa canhota é um trator…
Fez um carrinho e cortou a bola.
A Torre Dinamarquesa cobrou o castigo máximo.
Sentou o central e mandou o guardião às compras.
"É o delírio atrás da bancada."
Em Heróis à Moda da Bola, versão Encarnada, corre o ano de 1955, quando o alentejano Manel Verdasco chega a Lisboa para trabalhar na construção do Estádio de Alvalade. Embalado pelos recitais dos cinco violinos torna-se um Sportinguista dos quatro costados. Ao ponto de batizar o filho como Zé da Europa, à imagem do craque Travassos. Só que Zé da Europa vive todas as grandes vitórias do SL Benfica, da década de 60 e fica adepto das águias. Mais tarde, já homem feito, brilhará como o relatador mais benfiquista de sempre, aos microfones da Antena da Brandoa, onde os golos do Glorioso são gritados com alegria contagiante e os fracassos acompanhados de bom palavrão. Como foi o caso das duas finais europeias perdidas para o PSV e AC Milan. À baila, vem a maldição húngara, segundo a qual o Benfica nunca mais haveria de ser campeão europeu, sem Bélla Guttman. Zé da Europa só tem uma hipótese: quebrar a maldição…
«Agora só teremos de esperar que o Glorioso chegue à final da champions.»
«Quando lá estivermos, até os comemos.»
No Dicionário Alfacinha do Futebolês, são quase mil as entradas relacionadas com o futebol. Expressões utilizadas por comentadores desportivos, termos técnicos e táticos, principais jogadores, treinadores, dirigentes, locais e datas que marcaram a história ímpar do SL Benfica são o condimento deste dicionário da bola.
Nas Melhores frases sobre Futebol, conheça ou recorde as 30 melhores frases de sempre, ditas ou escritas pela gente da bola. Frases de grande alcance, gaffes memoráveis ou pérolas verdadeiramente únicas.
Detalhes
do ProdutoLivros em Português > Literatura > Humor