Falares e Ditarenhos do Alentejo

Nova edição, revista e atualizada

de Luís Miguel Ricardo
Editor: Editora Epopeia, julho de 2023 ‧
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Uma dúzia de anos a calcorrear os lugares mais recônditos das terras calmas que se espraiam para além do Tejo. Uma dúzia de anos a escarafunchar no escarafuncho que outros apaixonados pelo assunto por cá deixaram. Uma dúzia de anos a conversar com aqueles que ainda alimentam o sumo da identidade do falar sulista.

Uma dúzia de anos a envolver centenas de voluntários nesta caça ao falar e ao ditarenho em vias de extinção por conta da globalização do mundo. Uma dúzia de anos a agarrar o que é para agarrar, e a descartar o que é para descartar.

O resultado dessa odisseia de doze anos pelos trilhos foscos do linguarejar do Sul chama-se Falares e Ditarenhos do Alentejo: uma obra com mais de 6000 significados de palavras em alentejanês; uma obra com mais de trezentas expressões que correm de boca em boca pelo território sulista; uma obra com artigos sobre algumas das palavras e expressões mais icónicas do território, aventando a sua origem e explicação; uma obra com uma narrativa ficcional - Alentejanando - emergida desta seara generosa de Alentejo que ainda se vai falando.

Falares e Ditarenhos do Alentejo

Nova edição, revista e atualizada

de Luís Miguel Ricardo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789893509319
Editor: Editora Epopeia
Data de Lançamento: julho de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 237 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Antropologia
EAN: 9789893509319

SOBRE O AUTOR

Luís Miguel Ricardo

Luís Miguel Ricardo é natural de Ferreira do Alentejo. Licenciado em Filosofia da Cultura, pós-graduado em Ciências Criminais e Mestre em Ciências da Educação.
Atualmente desempenha funções laborais de formador e mediador no Instituto do Emprego e da Formação Profissional; é presidente da ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo; é membro da Direção do Centro de Paralisia Cerebral de Beja; e assina crónicas na comunicação social.
Na literatura, tem publicadas as obras: Contos ASSESTA – contos – 2015; Stories do Alentejo – contos – 2013; Contos do Caneco – contos – 2013; Heróis à Moda da Bola – romance – 2012; Verão 86 – romance – 2011; Coletânea de Contos Fialho de Almeida – conto – 2011; Heróis à Moda do Alentejo – contos – 2010; Operação Dominó - romance – 2009; Ritos do Desespero - romance – 2006.
Desde o ano de 2010 que se dedica ao trabalho de recolha e preservação dos falares regionais do Alentejo.
Ao longo destes anos, foi publicando, a miúdo, alguns dos resultados dessas pesquisas, inserindo expressões e vocabulário alentejano nas suas obras de ficção.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU