Guerra Colonial
de Carlos de Matos Gomes e Aniceto Afonso
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
DATA PREVISTA DE ENTREGA
A Data Prevista de Entrega é uma previsão não vinculativa e que analisa vários fatores, tais como: a disponibilidade de stock do artigo, o tempo de trânsito para a morada de destino, o tempo de processamento, entre outros. A data prevista de entrega pode ser alvo de alterações e recálculos, nos seguintes cenários não exclusivos: caso o pagamento não seja efetuado de imediato; o cliente altere a sua encomenda; exista uma diferença na disponibilidade de um artigo; necessidade de um pagamento suplementar; entre outros. Pode consultar a data prevista de entrega da sua encomenda no último passo do checkout e confirmar a mesma nos detalhes da encomenda a partir da área de cliente.EM STOCK
Pelo menos uma unidade deste artigo encontra-se disponível no nosso armazém. Sujeito a confirmação após pagamento.PRÉ-LANÇAMENTO
A data apresentada corresponde à data de lançamento do artigo no mercado. As encomendas serão entregues na data de lançamento se registadas e pagas até 48h úteis antes dessa data e para moradas em Portugal Continental. Para encomendas registadas depois desse prazo ou para outros destinos, será indicada uma data prevista de entrega.DISPONÍVEL
Artigos que se encontram disponíveis nos fornecedores e que serão expedidos após receção do artigo no nosso armazém.Nesta obra, procurou-se primeiro perceber quais os motivos da opção pela guerra, o pilar que desde 1961 sustentou o regime de Salazar, corroído pelos anos de poder e ameaçado pelos «ventos da mudança», e que desmoronou após treze anos perdidos sem um vislumbre de solução, arrastando consigo a ditadura e o colonialismo, considerando o panorama nacional e internacional; também o impacto do conflito na sociedade portuguesa, na economia, nos movimentos sociais, políticos e religiosos; e o modo de fazer a guerra, desde a organização das forças terrestres, aéreas e navais, e das forças locais, à relação dos militares com as populações.
Em seguida, são descritas e analisadas as teses da guerra ganha ou guerra perdida; a teia das conspirações, versando os desfechos para o conflito armado e a questão colonial, urdida entre as várias fações do regime; e por fim as tentativas de solução para a guerra.
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 978-972-0-03320-8 |
Editor: | Porto Editora |
Data de Lançamento: | setembro de 2020 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 157 x 242 x 37 mm |
Encadernação: | Capa dura |
Páginas: | 584 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > História e Metodologia Científica Livros em Português > História > História de Portugal |
EAN: | 978972003320811 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
Ímpar
Luís B. Santos
A mais completa obra que li sobre a Guerra no Ultramar. As diversas vertentes são todas expostas, descritas e analisadas. Alguns textos, de Autores bem conhecidos e diferenciados, são de uma qualidade inegável. Leitura fácil pela qualidade da escrita. É imperdível para quem realmente queira saber mais sobre essa vertente desse período de 13 anos na História de Portugal.
Uma síntese atualizada
Jorge Mota
Uma obra imprescindível para compreender a guerra colonial, seja na sua faceta militar, seja na sua dimensão política. De leitura obrigatória para qualquer estudante ou curioso de História, que permite a abertura de novos caminhos de investigação. Essencial para conhecer uma página dolorosa da História de Portugal, de Angola Moçambique e Guiné-Bissau. Recomendo vivamente.
Retrato de uma guerra
Diogo Magalhães
Fruto de uma extensiva pesquisa, é um livro muito interessante para perceber melhor as causas do conflito, os seus intervenientes, como decorreu e as suas consequências. Um arquivo do período mais negro da nossa história recente.
Excelente registo
Cristóvão Veríssimo
Excelente recolha de dados, que nos imerge nos tempos conturbados das lutas vãs para uns fundamentais para outros
Obra de referência
Cita-Livros
Considero este livro bastante completo para contextualizar e aprofundar conhecimentos sobre a Guerra Colonial. Pode ser visto como uma referência para consulta sobre este conflito. A narrativa é informativa e objetiva, secundada por inúmeros dados qualitativos e quantitativos.
Obrigatório
Mário Correia
Um trabalho de grande qualidade de investigação histórica sobre um período dramático da História de Portugal. Leitura obrigatória.
Nova abordagem da guerra colonial
Cipriano Carvalho
Livro muito interessante. Os autores apresentam muitos dados que ajudam a compreende melhor esta guerra em parte esquecida da maioria dos portugueses. Fundamental para compreender o Portugal dos anos 60 e a suas opções politicas num mundo dominado pela guerra fria.
A MINHA PARTICIPAÇÃO NA GUERRA DE ANGOLA-1961/1963
Jose Monteiro
Iniciei a leitura de Guerra Colonial! Não é muito prática a forma de leitura, implicando a reabertura do texto por cada suspensão, por esse motivo irei tentar obter o exemplar, que não conhecia, através da Porto Editora ou tentar obtê-lo numa das livrarias da cidade! Verei entretanto! É grande o acervo do que escrevi sobre a minha comissão de serviço, sendo composto por prosa simples e prosa-poética, modalidade esta que iniciei poucos anos depois de regressar e a prosa só a partir de 2002, resistindo a não pequenas pressões para que o fizesse! Manuscrevi, dactilografei e só a partir de 2010 iniciei a digitalização no programa Word! Cheguei a Luanda a 6 de Julho 61 e regressei a Lisboa a 10 de Outubro 1963! Furriel miliciano com a especialidade de munições de artilharia! O CSM em Vendas Novas, no ano de 1960. Grato, boa noite!
Livros
Francisco Carrola
Bom dia.....estou a ler o livro Guerra Colonial devagarinho.....tambémpasseipor lá....Guinéeporisso leiosempressa pois algumas coisas tocam-me de perto.....recordações. Conheço o Sr coronel Carlos Matos Gomes amigo que também passou pela Guiné Angola e Mocambique. Desde a encomenda até receber o livro em casa o vosso serviço foi 5 estrelas. Grande Bem Haja.
Uma excelente resenha
Francisco Pereira
Mais uma excelente obra de dois autores que já nos habituaram a trabalhos de qualidade, esta é mais uma perspectiva sobre esse evento traumático que ainda hoje nos marca, enquanto sociedade e continuará a marca, não sendo demais exorcizar os seus fantasmas para que se possa ultrapassar o trauma.