Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
DATA PREVISTA DE ENTREGA
A data prevista de entrega pode ser alvo de alterações e recálculos, nos seguintes cenários não exclusivos: caso o pagamento não seja efetuado de imediato; o cliente altere a sua encomenda; exista uma diferença na disponibilidade de um artigo; necessidade de um pagamento suplementar; entre outros.
Pode consultar a data prevista de entrega da sua encomenda no último passo do checkout e confirmar a mesma nos detalhes da encomenda a partir da área de cliente
EM STOCK
PRÉ-LANÇAMENTO
DISPONÍVEL
OFERTA DE PORTES
Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por Entrega Standard. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.
Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2023. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
«Ao descobrir a obra de Gil Heitor Cortesão, a minha surpresa e o meu interesse foram aguçados pelo que poderia revelar-se um duplo arcaísmo, uma dupla incongruência no contexto actual da arte contemporânea. O artista utiliza uma técnica quase esquecida, a da pintura sob vidro, confrontando-se com uma das questões mais fundamentais da arte clássica: a da paisagem construída.
Sempre que pode, numa obra já considerável, GilHeitor Cortesão baralha então as pistas a fim de desconcertar o observador.
A pintura sob vidro […] é uma prática antiga que terá nascido em Bizâncio e se terá expandido primeiro para Itália e depois para a Europa Central. Paralelamente à existência de uma pintura sob vidro erudita, a partir do início do século XIX desenvolveu-se uma produção sob vidro popular e naïf, em particular na Europa de Leste. Ao que parece, em Portugal nunca se usou esta técnica e, por isso, não se deve ver no trabalho
de Gil Heitor Cortesão uma qualquer reminiscência de uma arte popular, mas sim uma atracção por um modo de produção extremamente complexo e rigoroso.
Que interesse verá Gil Heitor Cortesão nesta prática? Sem dúvida alguma, o facto de ser simultaneamente erudita e popular e de lhe permitir uma espécie de fuga, como se se dirigisse ao observador, dizendo-lhe: «Isto parece simples, mas é muito mais complicado do que pensa...».
Provavelmente também porque abre uma grande porta ao acaso: uma mancha de cor fortuita pode, mais do que com outras técnicas, mudar o próprio tema do quadro. Pode observar-se igualmente o seu gosto pela matéria a desfazer-se, ponto de partida da originalidade de certas obras. Suspeito também de que gosta do risco, muito grande, do fracasso, com seus pequenos prazeres corolários do apagamento, dos retoques, das limpezas.»
Jean-François Chougnet
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 978-972-37-1517-0 |
Editor: | Assírio & Alvim |
Data de Lançamento: | outubro de 2010 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 241 x 317 x 26 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 208 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Arte e Produção |
Classificação temática: | Livros em Português > Arte > Pintura |
EAN: | 9789723715170 |