Gestão e Liderança na Saúde

de Mário Jorge Carvalho

editor: Vida Económica, junho de 2008
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Na saúde, em Portugal, tem-se optado por sucessivas e frustradas tentativas de mera reestruturação, levadas a cabo sob a forma de navegação à vista e de curto-termismo, impostos pelas agendas políticas e com a pretensão de, assim, se combater a conjuntura depressiva, o generalizado desânimo no sector e no utente e o permanente constrangimento orçamental.

É por de mais evidente que chegou o momento de uma efectiva refundação transformacional na gestão da saúde em Portugal, pelo retorno à centralidade dos serviços e unidades estratégicas do sistema, que são, verdadeiramente, a sua base, sustento e núcleo de desenvolvimento - onde, em suma, se constrói o efectivo acrescento de valor dos activos investidos.

Os profissionais da saúde também não podem abdicar ou serem substituídos na inquestionável e pró-activa liderança desse processo.

São eles - e só eles! - que podem contrariar com eficácia o asfixiante centralismo burocrático, que não consegue ser igual e equitativamente eficaz no desenho e implementação do modelo de planeamento estratégico aplicável a todos e a cada um dos seus serviços e unidades nucleares.

Há, também, que acabar com a permanente e actual confusão entre a economia da saúde e a gestão na saúde. Assumir, responsavelmente, o princípio da subsidiariedade da gestão na saúde é exigir visão estratégica, competência, determinação, humildade e bom senso no exercício da liderança; aceitar o risco do empreendedorismo organizacional e conhecer as regras para motivar e co-responsabilizar os seus recursos humanos disponíveis.

Gestão e Liderança na Saúde

de Mário Jorge Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727882595
Editor: Vida Económica
Data de Lançamento: junho de 2008
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 229 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 172
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gestão > Gestão e Organização
EAN: 9727882595004
Mário Jorge Carvalho

Mário Jorge Carvalho nasceu em Lisboa, em novembro de 1942. É licenciado em Economia pela Universidade do Porto, pós-graduado em Finanças Empresariais e Mestre em Gestão. Foi diretor na banca nacional e internacional durante 25 anos, presidente do Conselho de Administração dos Portos do Douro e Leixões e administrador delegado e executivo do Hospital de São João, no Porto. Exerceu diversos cargos de gestão e consultoria sénior, tendo sido, durante vários anos, formador em gestão estratégica em saúde. Foi docente universitário nas áreas de finanças empresariais e economia de empresas, diretor de um gabinete de economia e gestão e coordenador de uma pós-graduação em gestão estratégica em saúde. É autor das obras Banca e Banqueiros Globais – Vinte Anos de Estratégia Bancária, Gestão e Liderança na Saúde – Uma Abordagem Estratégica e Gestão em Saúde em Portugal – Uma Década Perdida.

(ver mais)
Da Gestão, em Saúde

Da Gestão, em Saúde

10%
Edições Sílabo
18,80€ 10% CARTÃO
portes grátis