20% de desconto

Geopolítica

Conceptualização clássica

de Carlos Mendes Dias

editor: Sílabas & Desafios, outubro de 2018
VENDA O SEU LIVRO i
Esta Geopolítica Clássica tem a utilização, sempre que possível, de obras originais, a clarificação e mesmo a correção de alguns pululantes e públicos aspetos, mesmo que de natureza pontual, a exposição de dados atuais e algum aumento da elasticidade e profundidade de conhecimento sobre as diferentes matérias que corporizam o conteúdo revelado em palavras.

Conteúdo esse que vivencia fortes componentes académica e pedagógica, robusto objetivo, tão vital, como permanente.
Para nós como para outros, o classicismo terá que ser procurado nos seus fundamentos iniciais, nos seus elementos, de origem, sustentadores de tendências relativas a decisões políticas e que depois mereceram observações, aumentos, enriquecimentos arrastados por outros fatores e a proliferação de outros grupos políticos, para além dos Estados.

Estamos a falar, no prolífero início, do território ocupado ou a ocupar pelos Estados, do Poder (por deslizamento, das suas fontes estruturais por esses tempos, nascendo formal e academicamente, por exemplo, as conhecidas reflexões com núcleo na oposição mar-terra), incluindo aquele que é percebido, dos elementos da posição, da configuração, da extensão, dos recursos que esse espaço geográfico guarda e das populações que o organizam e o dinamizam.

Geopolítica Clássica não deixa de afirmar, no final de um percurso sobre o entendimento da palavra, uma definição já por nós explicitada - e que rebusca em sugestões de conceitos anteriores - em 2012, em livro também de nossa autoria.

A referência anterior serve para sugerir a quem se atrever a ler o livro, continuar as suas leituras por Bessa e Dias (2007) e por Dias (2012), completando, com alguma razoabilidade, tentativa de conhecimento, a propósito do nosso pensar sobre estes esquisitos assuntos.

E assim, tal como se reconhece que o animal feito Homem, foi (e é) único a fazer e controlar o fogo, a que corresponde um momento único e quiçá o mais importante na História como a conhecemos, também se deve não ostracizar, nem esconder, o âmago de todo o tipo de interações; sim e como já o escrevemos, a referência vai para o território, para a sua essência e importância para o sapiens, para a territorialidade.

Esperamos que o humilde empenho lhes possa ser útil, não resistindo a citar Bessa e Dias (2007, p, 123): "Como gostava de dizer o médico Konrad Lorenz (1974), para tratar os doentes é primeiro necessário conhecer a doença. Todavia, com a contumácia conhecida, nós continuamos a ser dos poucos animais que, ante a ameaça da catástrofe, nos contentamos com a produção de belíssimas declarações de fé nas capacidades do homem, esse animal tão mal conhecido. Valha-nos isso".

Geopolítica

Conceptualização clássica

de Carlos Mendes Dias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898842329
Editor: Sílabas & Desafios
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 162 x 230 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 306
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Ciência Militar e Estratégia
EAN: 9789898842329
Carlos Mendes Dias

Carlos Manuel Mendes Dias é Coronel do Exército na situação de reserva (fora da efetividade de serviço), licenciado em Ciências Militares na especialidade de Artilharia, pós-graduado em Estudos da Paz e da Guerra, Mestre em Estratégia e Doutor em Ciências Sociais na especialidade de Relações Internacionais.
Possui o Curso de Estado-Maior, o Estágio de Operações Conjuntas e Combinadas, o Curso de Defesa Nacional, o Estágio de Liderança, o Estágio em Sociedade da Informação, entre outros percursos formativos.
Exerceu funções de direção e chefia na Bósnia-Herzegovina, em Moçambique e na Academia Militar, para além de ter sido 2º Comandante da Escola Prática de Artilharia e Comandante do Regimento de Artilharia n.º 4.
Exerceu funções docentes aos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, ministrando unidades curriculares como Geopolítica, Teoria Geral da Estratégia, Estratégia e Liderança, Seminário de Relações Internacionais e Estratégia, Geopolítica Aplicada, entre outras.
Para além de vários artigos publicou como autor os livros Geopolítica: Teorização Clássica e Ensinamentos, Kissinger e Brzezinski, Sobre a Guerra, Geopolítica. Novas mas Velhas Aproximações; como coautor O Salto do Tigre: Geopolítica Aplicada, Vo Nguyen Giap, Viver Academia Militar, Estratégia. Fundamentos Teóricos. Tomo I e Estratégia. Fundamentos Teóricos. Tomo II.
É membro colaborador do Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa, e associado da Associação Portuguesa de Estudos da Conjuntura e Estratégia.
Efetuou, entre trabalhos finais de curso em mestrados integrados, dissertações de mestrado em mestrados não integrados e doutoramentos, 30 trabalhos de orientação; relevando-se oito ao nível doutoramento.
Atualmente é Diretor Operacional na empresa LASI.

(ver mais)
Forças Armadas, Uma Visão Para Portugal

Forças Armadas, Uma Visão Para Portugal

20%
Diário de Bordo
12,12€ 15,15€
portes grátis