Fundamentos da Educação e da Aprendizagem

21 Ensaios para o século 21

de Roberto Carneiro

editor: Fundação Manuel Leão, janeiro de 2003
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
No ambiente turbulento em que vivemos, atravessado por múltiplas descontinuidades, muitos se interrogam sobre a relevância social da educação. Esta obra rasga o horizonte de uma utopia que nos permitirá saber até onde podemos e devemos ir. Impõe-se, no dealbar do século XXI, resgatar a educação de um simples funcionalismo económico e reinventar uma nova Paideia, reconstruindo a um tempo a educação e a cultura nos estaleiros que erguemos em ordem ao desenvolvimento pessoal e social. A Europa da condição humana é a Europa da educação. A promoção da primeira é dever da segunda. Educação-Europa-espaço de humanidade onde todos possam ter um lugar, que recusa a exclusão, espaço regido pela criatividade no governo da cidade, movido pelo espírito do empreendorismo social, que se traduz no prazer e na sabedoria de viver juntos.

Fundamentos da Educação e da Aprendizagem

21 Ensaios para o século 21

de Roberto Carneiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789729715556
Editor: Fundação Manuel Leão
Data de Lançamento: janeiro de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 236 x 25 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 388
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789729715556
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Roberto Carneiro

Roberto Carneiro é Professor Associado da Universidade Católica Portuguesa onde dirige a licenciatura em Comunicação Digital e Interativa. É ainda regente de cadeiras nos Mestrados de Comunicação e de Serviço Social, e Professor de Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional nos Programas Avançados de Gestão para Executivos. Na mesma Universidade preside ao Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa e ao Instituto de Ensino e Formação a Distância. Foi promotor e coordenador dos primeiros Programas Abertos de Formação Parental da Universidade (Escola de Pais).
É perito e consultor de múltiplas organizações internacionais (Banco Mundial, UNESCO, OCDE, Conselho da Europa, União Europeia). Foi membro da Comissão Internacional da UNESCO para a Educação no Século XXI, Presidente dos Painéis de Avaliação dos programas ESPRIT e INFO2000 na Comissão Europeia, Vice-Presidente do Forum Europeu para a Sociedade da Informação e ainda Vice-Presidente do Grupo de Reflexão Educação-Formação da Comissão Europeia. Como perito internacional foi examinador das Políticas Educativas em França, Turquia e Japão. Atualmente, é membro da 2ª Câmara do Programa eEurope e delegado ao Comité Diretor do Programa eLearning da Comissão Europeia.
Preside, atualmente, ao Conselho de Administração da Fundação Escola Portuguesa de Macau e ao Conselho Técnico-Científico da Casa Pia de Lisboa. Dirige os Observatórios da Imigração (ACIME) e da Sociedade da Informação e do Conhecimento (UMIC).
Tem mais de 400 artigos, livros e publicações sobre Educação, Gestão Pública, Gestão do Conhecimento, História, Prospetiva, Desenvolvimento dos Media, Sociedade da Informação e temáticas contemporâneas. Foi diretor da Revista Colóquio/Educação e Sociedade da Fundação Calouste Gulbenkian, é atualmente Presidente do Conselho Editorial da Revista Nov@Formação, é membro do Conselho Científico do World Education Market, e membro do Conselho Editorial do European Journal of Education. É coordenador de Enciclopédias Didáticas e de Manuais Escolares e desenvolve uma intensa atividade como formador certificado de professores dos ensinos básico e secundário.
Foi Secretário de Estado da Educação (1980/81), Secretário de Estado da Administração Regional e Local (1981/83) e Ministro da Educação (1987/91).
Roberto Carneiro é Doutor Honorário em Ciências da Educação e Presentation Fellow do King's College (Universidade de Londres).

(ver mais)