10% de desconto

Francis Bacon

Lógica da Sensação

de Gilles Deleuze; Tradução: José Miranda Justo

editor: Orfeu Negro, abril de 2011
VENDA O SEU LIVRO i
Francis Bacon - Lógica da Sensação apresenta-nos o trabalho filosófico de Gilles Deleuze em confronto com a obra de um dos pintores mais marcantes do século XX: Francis Bacon. Tendo como base a lógica não-racional da sensação, Deleuze inaugura uma nova concepção da estética, que encontra a sua origem e paralelo em determinados aspectos das pinturas de Bacon.
O texto, publicado pela primeira vez em 1981 (Éditions de la Différence, 2 vols.), está organizado numa cadência quase musical, dividindo-se em 17 sequências, através das quais vamos não só descobrindo uma composição de conceitos, mas ainda as ligações entre as artes visuais e as áreas da filosofia, da literatura e da música.

Francis Bacon

Lógica da Sensação

de Gilles Deleuze; Tradução: José Miranda Justo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898327109
Editor: Orfeu Negro
Data de Lançamento: abril de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 123 x 176 x 15 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 280
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Estética
EAN: 9789898327109
e e e e E

Compreender Bacon

DS

Uma absolutamente esclarecedora - embora ocasionalmente indirecta - discussão da obra de Bacon, num discurso bastante acessível comparado com outras obras de Deleuze, mas com a mesma genialidade a que nos habituou. «Se vou a um talho acho sempre surpreendente não estar ali eu em vez do animal.» Francis Bacon.

Gilles Deleuze

Gilles Deleuze, proeminente filósofo francês, nasceu em 1925. Frequentou o Liceu Carnot, em Paris, e estudou filosofia na Universidade de Sorbonne entre 1944 e 1948. Foi na faculdade que conheceu, entre outras figuras, Michel Tournier e François Châtelet.
Lecionou Filosofia no ensino secundário até 1957, ano em que começou a ensinar história da Filosofia na Sorbonne. A partir de 1960, e durante quatro anos, foi investigador no Centre National de Recherche Scientifique (CNRS), tendo sido depois professor na Universidade de Lyon. Só em 1987 abandonou o ensino, depois de uma longa carreira como historiador de filosofia.
O seu primeiro livro, publicado quando Deleuze contava apenas 23 anos, intitulava-se "Empirismo e Filosofia". Em 1968, foi publicada a sua tese de doutoramento, "Expressionismo na Filosofia: Spinoza". Em 1987, Deleuze conheceu Féliz Guattari, com quem escreveu um conjunto de livros influentes, nomeadamente "Anti-Édipo — Capitalismo e Esquizofrenia" (1972). Durante os anos 80, Deleuze escreveu uma série de livros sobre cinema e pintura. O seu último livro, uma coleção de ensaios sobre literatura e algumas questões filosóficas, foi publicado em 1993.
Em 1995, Deleuze pôs termo à sua vida, atirando-se de uma janela do seu apartamento em Paris.

(ver mais)
Estética do Performativo

Estética do Performativo

10%
Orfeu Negro
15,00€ 10% CARTÃO
O Espaço Vazio

O Espaço Vazio

10%
Orfeu Negro
16,00€ 10% CARTÃO