Florença, Um Caso Delicado
de David Leavitt
Sobre
o Livro“Florença é a única cidade europeia cujos cidadãos mais ilustres, pelo menos ao longo dos últimos cerca de cento e cinquenta anos, têm todos sido estrangeiros.”
Quem o diz é David Leavitt neste relato vívido da vida dos expatriados na “cidade do lírio”. A sua narrativa começa por questionar a razão pela qual Florença tem provado ser um destino tão popular para suicidas, para depois analisar aquilo que faz da cidade, nas palavras de Henry James, “um caso delicado”, tanto para os autóctones como para os visitantes.
Movendo-se com mestria entre passado e presente, a narrativa de Leavitt retrata a história da colónia estrangeira desde as suas origens, no século XIX, até ao seu êxodo sob Mussolini, e considera a atracção exercida por Florença sobre figuras tão díspares como Tchaikovsky, E. M. Forster, Ronald Firbank, Mary McCarthy e Mrs Keppel (amante do Rei Eduardo VII). Episódios menos conhecidos da história florentina – a transferência do David de Miguel Ângelo e a construção de pontes provisórias por batalhões de soldados negros americanos no final da Segunda Guerra Mundial – são contrastados com imagens da Florença de hoje, bem como com análises dos retratos da cidade em romances e filmes como Quarto com Vista Sobre a Cidade, Retrato de uma Senhora e Chá com Mussolini.
Daily Express
"Este livro inteligente é uma leitura despreocupada para aqueles tentados a fazer as coisas de maneira diferente ‘na mais elegante, interessante e confortável das prisões’".
Evening Standard
"Tal como todos os bons anfitriões, Leavitt reconta, com excelente ouvido para a bisbilhotice e para o escândalo, a história moderna de Florença, cidade de beleza, romance e intriga."
Waterstone’s Books Quarterly
Isabel Coutinho, in Mil Folhas (Pùblico), 31 de Julho de 2004