Florença, Um Caso Delicado

de David Leavitt
editor: Edições Asa, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
“Florença é a única cidade europeia cujos cidadãos mais ilustres, pelo menos ao longo dos últimos cerca de cento e cinquenta anos, têm todos sido estrangeiros.”
Quem o diz é David Leavitt neste relato vívido da vida dos expatriados na “cidade do lírio”. A sua narrativa começa por questionar a razão pela qual Florença tem provado ser um destino tão popular para suicidas, para depois analisar aquilo que faz da cidade, nas palavras de Henry James, “um caso delicado”, tanto para os autóctones como para os visitantes.
Movendo-se com mestria entre passado e presente, a narrativa de Leavitt retrata a história da colónia estrangeira desde as suas origens, no século XIX, até ao seu êxodo sob Mussolini, e considera a atracção exercida por Florença sobre figuras tão díspares como Tchaikovsky, E. M. Forster, Ronald Firbank, Mary McCarthy e Mrs Keppel (amante do Rei Eduardo VII). Episódios menos conhecidos da história florentina – a transferência do David de Miguel Ângelo e a construção de pontes provisórias por batalhões de soldados negros americanos no final da Segunda Guerra Mundial – são contrastados com imagens da Florença de hoje, bem como com análises dos retratos da cidade em romances e filmes como Quarto com Vista Sobre a Cidade, Retrato de uma Senhora e Chá com Mussolini.

"Uma colorida e vibrante jornada."
Daily Express

"Este livro inteligente é uma leitura despreocupada para aqueles tentados a fazer as coisas de maneira diferente ‘na mais elegante, interessante e confortável das prisões’".
Evening Standard

"Tal como todos os bons anfitriões, Leavitt reconta, com excelente ouvido para a bisbilhotice e para o escândalo, a história moderna de Florença, cidade de beleza, romance e intriga."
Waterstone’s Books Quarterly

"Estes dois livros (Florença, Um Caso Delicado e Paris, Os Passeios de Um Flâneur) são maravilhosos. A começar pelo trabalho gráfico, que é cuidado, e pela própria edição em capa cartonada, o que não costuma ser habitual em Portugal. E se tudo neles é de extremo bom gosto, o que lá está dentro também. Que queremos nós mais do que um guia de viagem escrito por uma pessoa que conheça intimamente a cidade de que fala? E se a isso aliarmos o facto de se tratar de escritores famosos, que, maravilha das maravilhas, viveram ou vivem nessas cidades, mas não são naturais de lá? É que aquele que "escolhe" viver em determinada cidade tem uma maneira diferente de olhar a cidade. Nestes primeiros volumes, coube ao americano Edmund White falar sobre Paris e ao americano David Leavitt falar sobre Florença. Os livrinhos lêem-se ambos num ápice e misturam não só a "petite histoire" de algumas personalidades que habitaram as cidades, como falam das obras de arte, dos livros, dos locais a frequentar. O facto de ambos os autores serem assumidamente homossexuais torna os livros ainda mais interessantes".
Isabel Coutinho, in Mil Folhas (Pùblico), 31 de Julho de 2004

Florença, Um Caso Delicado

de David Leavitt

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724137483
Editor: Edições Asa
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 117 x 182 x 30 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 170
Tipo de produto: Livro
Coleção: O Escritor e a Cidade
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789724137483
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

David Leavitt

David Leavitt é um dos mais aclamados escritores americanos da atualidade. Bolseiro da John Simon Guggenheim Foundation e do National Endowment for the Arts, foi professor em Yale e leciona cursos de escrita criativa na Universidade da Florida.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU