10% de desconto

Fin Qui Ho Parlato…

A condição profissional dos músicos na Lisboa oitocentista e outros ensaios

de Francesco Esposito
Editor: Edições Colibri, dezembro de 2022 ‧
18,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
O presente volume reúne um conjunto de textos da autoria do musicólogo Francesco Esposito (1964-2020), seleccionados e organizados por um grupo de amigos e colegas, que assim prestam homenagem à sua memória e ao seu legado. Trata-se de uma série de artigos e capítulos de livros, escritos entre 1999 e 2020, que se encontravam dispersos por diversas publicações científicas nacionais e internacionais, precedidos por um inédito, mais concretamente uma das últimas comunicações orais que Esposito proferiu e que versava um dos seus recentes interesses de investigação: a relação de Rossini com a realeza portuguesa.

A ordenação dos textos parte do mais recente para o mais antigo, permitindo acompanhar em retrospectiva o seu percurso como investigador e temáticas que lhe eram caras, para as quais contribuiu com perspectivas inovadoras: da vida musical e do associativismo profissional dos músicos na Lisboa liberal à actividade pianística em Nápoles, passando pela crítica musical. em vários destes textos é possível descortinar a questão que conduzia o seu trabalho nos últimos anos e viria a dar origem ao projecto a que se dedicava quando foi surpreendido pela morte: Ser Músico em Portugal.

«Num contexto tradicionalmente caracterizado pelo protagonismo das estrelas das companhias italianas e que não permite ainda a emancipação dos serviços tradicionais constituídos por funções privadas e públicas e, em definitivo, de um sistema de encomendas e patrocínios que remete para uma prática e uma mentalidade musical de cunho antigo, o músico lisboeta geralmente é marcado, nestes anos, por um forte sedentarismo e, dado em parte consequente, por um forte corporativismo que parecem nos antípodas do individualismo intrínseco ao novo concertismo oitocentista» (p. 122).

Fin Qui Ho Parlato…

A condição profissional dos músicos na Lisboa oitocentista e outros ensaios

de Francesco Esposito

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895662364
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: dezembro de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 162 x 232 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 426
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Música
EAN: 9789895662364

SOBRE O AUTOR

Francesco Esposito

Francesco Esposito é membro do CESEM e do Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (Caravelas). Depois da formação em Piano e em História da Música em Nápoles, viveu em Portugal onde se doutorou em Ciências Musicais Históricas na Universidade Nova de Lisboa e leccionou em diversas instituições portuguesas. Autor de artigos sobre a vida musical oitocentista, colaborou com as últimas edições de New Grove, MGG e Istituto della Enciclopedia Italiana e ganhou a V edição do Premio Liszt com um ensaio sobre a estadia lisboeta de Franz Liszt.

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU