10% de desconto

Etnicidade e Racismo

Representaões sociais de portugueses(as) sobre minorias étnicas negra e cigana no Distrito de Braga

de Manuel Carlos Silva
Editor: Edições Afrontamento, novembro de 2022 ‧
16,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
Este livro, focado nas relações interétnicas entre a maioria autóctone e as minorias étnico-raciais - negros, na sua maioria imigrantes, e ciganos/as portugueses -,estuda as formas de racismo estrutural institucional e quotidiano, que, secularmente arreigadas em contextos (neo)coloniais e, em particular, sob o regime ditatorial e racista do Estado Novo, continuaram a reproduzir-se de forma ora mais direta e flagrante, ora mais subtil e velada, durante o regime democrático do pós-25 de Abril de 1974.

Esta realidade constitui uma clivagem tão importante como as de classe ou de género. O autor do livro procede assim a uma abordagem histórica e equaciona diversos modelos teóricos para explicação do racismo, evidenciando a incorporação de tais preconceitos, classificações e discriminações étnico-raciais, cujas causas remetem não só para disseminação de ideologias racizantes ou até racistas como para a despolitização e busca de alegados bodes expiatórios perante situações de pobreza e precarização socioeconómica de grupos sociais apostados na segurança mínima, mas sem desvendarem os interesses do grande capital.

Sendo estes os principais responsáveis de tais situações, são respaldados por governos que, rotativamente, têm sido omissos em diminuírem os índices de pobreza, nada fazendo contra tal polarização e pânico moral, aliás aproveitado e exponenciado pela (extrema)direita.

Importa manter presentes estas cruas realidades e analisá-las numa perspetiva de colonial e interseccional, mobilizando forças em ações coletivas e superando as diversas desigualdades sociais numa base solidária de pertença de classe, de género e, por fim mas não menos importante, étnico-racial.

Etnicidade e Racismo

Representaões sociais de portugueses(as) sobre minorias étnicas negra e cigana no Distrito de Braga

de Manuel Carlos Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723619461
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: novembro de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 240 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de produto: Livro
Coleção: BCS - Sociologia, Epistemologia
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789723619461

SOBRE O AUTOR

Manuel Carlos Silva

Manuel Carlos Silva é Sociólogo, Doutorado em Ciências Sociais, Culturais e Políticas na Universidade de Amesterdão, Diretor do CICS (2002-2014) e Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012), é Professor Catedrático e investigador do CICS. Nova, Universidade do Minho, e do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, sendo o rural-urbano, o desenvolvimento e as desigualdades sociais as suas principais áreas de investigação.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU