10% de desconto

Sina Social Cigana

História, comunidades, representações e instituições

de Manuel Carlos Silva

editor: Edições Colibri, fevereiro de 2016
VENDA O SEU LIVRO i
Este livro, tendo por base alguns resultados de um projecto de investigação, retrata as condições de vida e trabalho de famílias e comunidades ciganas no distrito de Braga, assim como as suas situações de privação nos acampamentos e bairros sociais, níveis de escolaridade, modos de vida, relações de vizinhança e conflitos intra e interétnicos, rituais e crenças desde o casamento à morte e subsequente luto. Por outro lado, o livro evidencia como as seculares relações interétnicas entre ciganos e não ciganos na Europa se têm historicamente caracterizado por processos de perseguição e repressão, estigmatização e segregação socio-espacial. Em Portugal, embora se tenham registado ligeiros avanços de ordem jurídico-política desde os séculos XIX e XX, sobretudo no pós-25 de Abril, predominam todavia não só fechamentos e indiferenças, alheamentos e distanciamentos como inclusive atitudes preconceituosas e formas de discriminação e racismo ora flagrante ora subtil, ora institucional, ora quotidiano, tomando como estudos de caso os territórios e contextos socio-espaciais de Oleiros - Vila Verde, Barcelos, Guimarães e Braga. Por fim, convictos que ‘outros mundos’ são possíveis e sobretudo sabendo que há já exemplos edificantes, ainda que bem excepcionais, são feitas, à luz duma multiculturalidade crítica, algumas recomendações no sentido de superar preconceitos e estigmas e realizar uma plena cidadania intercultural.

Sina Social Cigana

História, comunidades, representações e instituições

de Manuel Carlos Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896892838
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: fevereiro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 235 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 300
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789896892838
e e e e E

indispensável

Paula Pinto

Indispensável para quem se interessa pelos problemas dos ciganos portugueses. Fundamental para qualquer estudante ou profissional que pretenda conhecer o "outro".

Manuel Carlos Silva

Manuel Carlos Silva – Doutorado pela Universidade de Amesterdão em Ciências Sociais e Políticas. Professor catedrático e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) na Universidade do Minho (2002 - 2014). Distinguido com o Prémio Sedas Nunes pela obra "Resistir e Adaptar-se" (1998, Afrontamento) sobre o campesinato, tem publicado sobre o rural-urbano, desenvolvimento e desigualdades sociais (de classe, étnicas e género). (Co)organizador de Congressos nacionais e internacionais, foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia (2010-2012).

(ver mais)
Ciganos - Histórias de Vida

Ciganos - Histórias de Vida

10%
Edições Minerva Coimbra
25,24€ 10% CARTÃO
portes grátis