10% de desconto

Estudos sobre os Jornalistas Portugueses

Metamorfoses e Encruzilhadas no limiar do Século XXI

de José Luís Garcia
Editor: Imprensa de Ciências Sociais, maio de 2009 ‧
19,00€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
Venda o seu livro
O universo dos jornalistas portugueses esteve submetido a sucessivas vagas de turbulência desde a alteração política do 25 de Abril de 1974. Certas tendências-chave que tinham vindo a irromper no grupo profissional, a partir desse acontecimento gerador de um contexto democrático, desprenderam-se completamente na década de 1980, dando lugar a um panorama renovado de recomposição sócio-profissional que se desenvolveu na passagem para o século XXI. Os estudos reunidos neste livro procuram analisar e compreender estes e outros aspectos da profissionalização dos jornalistas, inserindo-os nas profundas transformações ditadas pelas sinergias entre a revolução tecnológica digital e a orientação mercadológica predominante da indústria dos media.

«Não conheço olhar mais rigoroso sobre a reconfiguração em Portugal do jornalismo e da profissão de jornalista na viragem do século. Nem mais fecundo sobre a luta pela sobrevivência da autonomia do campo na nova e imprevisível era que emerge.»
Adelino Gomes

«Trata-se de um livro que contém trabalhos de uma grande qualidade e rigor científico sobre um tema da maior pertinência nos tempos que correm. E certamente uma contribuição do maior relevo para o conhecimento da problemática sociológica referente à profissão jornalística em Portugal.»
Tito Cardoso e Cunha

Estudos sobre os Jornalistas Portugueses

Metamorfoses e Encruzilhadas no limiar do Século XXI

de José Luís Garcia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726712435
Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Data de Lançamento: maio de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 229 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789726712435

SOBRE O AUTOR

José Luís Garcia

José Luís Garcia (1955) é investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciências Sociais pela mesma universidade. Desenvolve pesquisa em teoria social crítica, sociologia da ciência e da tecnologia, filosofia da tecnologia, economia política e estudos de comunicação, media e jornalismo.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR