Estudos sobre Educação e Cultura Livro
de Paulo Esteireiro
Sobre
o LivroO livro Estudos sobre Educação e Cultura, da autoria do Doutor Paulo Esteireiro, é constituído por onze artigos que são um contributo para todos aqueles que, de uma forma direta ou indireta, se interessam pelas problemáticas do património musical, pela educação artística como forma de promover uma educação holística das crianças e jovens, e pela necessidade de se continuar a trabalhar e a melhorar as designadas "componentes regionais do currículo" - neste particular as de educação musical, que devem servir de ponto de partida para todas as outras áreas disciplinares do currículo. Com a atual globalização, os nossos alunos podem ficar a conhecer as tradições dos outros países e, desconhecer, totalmente, as do seu próprio País ou Região.
Os estudos incluídos nesta edição foram apresentados em atas de congressos e em revistas científicas da especialidade, encontrando-se até agora dispersos num conjunto variado de edições online ou em suporte papel. Assim, com esta edição pretendeu-se reunir os principais estudos publicados num único volume, facilitando assim o seu acesso aos interessados nas questões educativas e culturais.
No domínio da educação, este livro contém estudos sobre questões centrais, tais como a definição de competências-chave a desenvolver em educação musical, a articulação de competências entre ciclos de ensino, a implementação de estratégias para conservar o património musical através da educação e os impactos de uma instituição como o GCEA na sociedade.
No domínio cultural, os estudos sobre música e a cultura madeirense surgiram maioritariamente no âmbito do projeto Coleção Madeira Música, realizado em parceria com a Direção Regional dos Assuntos Culturais. Neste projeto, abordaram-se conteúdos bastante diversificados, os quais permitiram aumentar significativamente os conhecimentos sobre a história da música e da cultura madeirense, nomeadamente nos séculos XIX e XX. Entre as áreas estudadas destacam-se domínios importantes, tais como as danças, os instrumentos utilizados pelos compositores, o repertório musical, os espaços de atuação ou as biografias dos músicos.