Estruturas de Betão
Bases de Cálculo (2ª Edição)
SINOPSE
Na Parte A, materiais, começa por apresentar as regras gerais de verificação da segurança em estruturas. Seguidamente são apresentadas as propriedades dos materiais betão e aço, incluindo os efeitos diferidos do betão (retração e fluência). Apresenta também a bem a interação entre estes dois materiais constituintes do betão armado, incluindo questões relacionadas com a durabilidade e amarração de varões. São abordados os principais tipos e causas de fendilhação, os mecanismos de deterioração do betão e indicações para a escolha da classe de betão.
Na Parte B, estado limites últimos, o livro apresenta as regras de dimensionamento em estado limite último de elementos de betão armado para o esforço axial, de flexão, esforço transverso, punçoamento e torção.
Finalmente, na Parte C, estados limites de utilização, aborda o dimensionamento de elementos de betão para estados limites de utilização (limitação de tensões, fendilhação e deformação), que são cada vez mais condicionantes para uma construção mais durável e sustentável. Nesta parte é abordado o cálculo de tensões em secção não fendilhada e fendilhada, o cálculo da abertura de fendas, o cálculo de flechas, bem como meios de limitação e mitigação da abertura de fendas e das flechas.
O livro apresenta também, em anexo, tabelas para o cálculo de secções em flexão simples e ábacos de dimensionamento para flexão composta.
INDÍCE
Prefácio
Capítulo 1: Introdução
Parte A: Bases de cálculo
Capítulo 2: Propriedades dos materiais
Capítulo 3: Durabilidade
Parte B. Estados limites últimos
Capítulo 4: Esforços normais e de flexão
Capítulo 5: Esforço transverso
Capítulo 6: Punçoamento
Capítulo 7: Torção
Parte C. Estados limites de utilização
Capítulo 8: Controlo de tensões
Capítulo 9: Fendilhação
Capítulo 10: Deformação
Referências
Anexo A: Armaduras para betão armado
Anexo B: Vigas em flexão simples
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789897231889 |
Editor: | Publindústria |
Data de Lançamento: | novembro de 2016 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 173 x 245 x 11 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 296 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Engenharia > Engenharia Civil |
EAN: | 9789897231889 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Muito bem escrito e organizado.
RR
Um livro muito bem escrito e organizado, de leitura fácil e acessível sobre os temas em questão, sendo estes bastante actuais, nomeadamente na utilização dos eurocódigos. Contém exemplos práticos de forma a entendermos melhor os assuntos. Recomendo a estudantes e projectistas.
Estruturas de Betão
Victor Alves
Excelente livro sobre a temática das estruturas de betão.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Estruturas Mistas de Aço e Betão10%IST - Instituto Superior Técnico40,00€ 10% CARTÃO
-
Estabilidade e Dimensionamento de Estruturas10%Editora ORION39,01€ 10% CARTÃO