Estórias do Lugar da Ponta Delgada - Volume I

De coutada de caça a o "lugar da Ponta Delgada" (Século XV)

de João Pacheco de Melo
Editor: Predicado Inclinado, outubro de 2022 ‧
15,90€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Primeiro foi um simples lugar, depois vila, hoje é a maior cidade dos Açores: Ponta Delgada. O lugar da ponta delgada cedeu o seu nome à cidade que hoje o integra, adoptando para si o nome da seguidora de São Francisco de Assis: Santa Clara.

Em Estórias do Lugar da Ponta Delgada, cerzindo dados históricos devidamente referenciados com ficção, a necessária para preencher as lacunas que a História não registou, pretende-se, romanceando a questão, deixar também um contributo para a História de uma localidade que há mais de cinco séculos é conhecida por Santa Clara.

O Serafim do século XV, tal como outras personagens suas contemporâneas neste conto, é quimera. Mas no século XX aparecerá um Serafim, da mesma forma conhecido por Ti Serafim, este sim, real, e senhor de importantes contributos para um bom segmento destas estórias.

Estórias do Lugar da Ponta Delgada - Volume I

De coutada de caça a o "lugar da Ponta Delgada" (Século XV)

de João Pacheco de Melo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898123831
Editor: Predicado Inclinado
Data de Lançamento: outubro de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 211 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 88
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789898123831

SOBRE O AUTOR

João Pacheco de Melo

João Pacheco de Melo nasceu e cresceu em Santa Clara, Ponta Delgada, São Miguel Açores.
Contabilista, consultor de organização administrativa e empresário em áreas que indo desde a gestão de empresas à animação turística abrangeu também atividades gímnicas, foi desde cedo um curioso interessado pela história, em especial por tudo o que a Santa Clara respeitasse, dedicando também à investigação destes temas algum do escasso tempo livre de que ia dispondo.
Irrequieto ativista cívico e político, foi presidente do Fórum Açores Livres, da Fundação Campo Açores, integra desde a fundação o Grupo de Cidadãos "Santa Clara - Vida Nova", em representação do qual exerce o cargo de presidente da Assembleia de Freguesia de Santa Clara. Isso sem falar no Clube Desportivo Santa Clara, onde para além das funções dirigentes que exerceu se mantém como um apaixonado defensor dos seus superiores interesses e valores.
É um colaborador frequente dos jornais e revistas locais, destacando-se entre o que já publicou em livro: "Subsídios para a História da Associação de Futebol de Ponta Delgada" (volumes I e II), "História do Clube Desportivo Santa Clara", volume I, "1927-1947: as primeiras duas décadas" e "L.A.A.P.A. – em prol da autêntica Livre Administração dos Açores pelos Açorianos".
Agora, neste seu "Estórias do lugar da ponta delgada", atreveu-se pela primeira vez a enveredar pela ficção romanceada como forma de preencheu as omissões dos registos históricos.
Entre os próximos João Pacheco de Melo já confidenciou que podemos estar perante o primeiro de uma série sete de contos que trarão as "Estórias do lugar da ponta delgada" até ao século XXI.
Pois que venham os restantes seis!

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU