Estatuto da Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução Livro
"OSAE" - Legislação conexa
de Cláudio Serra
Sobre
o LivroJá nos primórdios da profissão de solicitador, que a característica basilar que permitia o acesso a profissão era o de ser considerado um "homem de bem". O solicitador era a voz de quem não podia por si defender-se e a sua idoneidade e integridade deviam ser inquestionáveis. Homens de justiça eram um exemplo para a comunidade e por ela respeitados.
Esses valores acompanharam a evolução do tempo sem, no entanto, perderem a sua força. Ainda hoje, ser solicitador não consiste meramente no abraçar uma profissão mas, acima de tudo, na adoção uma forma de estar na vida.
O estatuto da Ordem dos Solicitadores e agentes de execução e seus regulamentos que hoje são disponibilizados, não são mais do que a transcrição dessa forma de estar. Guias orientadoras para uma profissão que tem os seus alicerces em termos como, Justiça, honra, imparcialidade, retidão, que embora simples, ainda hoje se encontram revestidos de uma força inabalável e fazem parte da nossa postura e linguagem diária e caracterizam toda a nossa forma de atuação.