10% de desconto

Escritas do Nordeste

Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos

de Norberto Veiga

editor: Lema d`Origem, maio de 2017
Os trabalhos de Norberto Veiga aqui reunidos exaltam a seriedade de leitor, alicerçada em iluminadoras relações intertextuais e no risco, assumido, de várias afirmações. (...) Em termos críticos, cada um de nós tem a sua ‘enciclopédia individual’, e graus diversos de aproximação, conforme o objecto. (...)

A seriedade da empresa aceita afirmações riscosas, que um autor também crítico, nos segredos da criação, não deve negar ou combater. É um direito de outrem, escudado na melhor teoria, de R. Barthes a U. Eco, de Aguiar e Silva, H. Bloom e G. Genette e, pelo meio, chamadas a Antigos e a convivas de hoje. (...) Neste quadro, Veiga mostra-se um produtivo estruturalista, ao desvelar planos, andaimes, ligações, uma geral arquitectura de que raros são capazes. Poderemos falar em acerto crítico, quando um autor não se sente violentado. (...)

Norberto Veiga estatui relações, diligencia holisticamente, tal como detecta processos holísticos em vários lugares. É um olhar abrangente, reunindo analista preso ao texto, ou perimetrando-o, e historiador de mentalidades que sobrevoa matérias no mesmo texto convergindo.

Escritas do Nordeste

Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos

de Norberto Veiga

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898342898
Editor: Lema d`Origem
Data de Lançamento: maio de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 228 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 154
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789898342898
Norberto Veiga

Norberto Francisco Machado da Veiga nasceu em Argozelo, concelho de Vimioso, em 1966, e reside em Bragança.

Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Entre 1998 e 2000 frequentou e concluiu o programa de doutoramento "Textos y lenguas en la antiguedad clásica", na Faculdade de Filologia, da Universidade de Salamanca. Em 2004, defendeu a tese de doutoramento, na mesma instituição, em Literatura Portuguesa, poesia contemporânea, com a classificação de "Sobresaliente Cum Laude". Este título foi homologado, em janeiro de 2008, pela Universidade do Minho. Em 2007, o seu título de licenciado foi reconhecido, em Espanha.

Professor do quadro de Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e formador acreditado, pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o certificado CCPF/RFO- 33896/13, nas seguintes áreas e domínios: A46 Português/Língua Portuguesa, A57 Literaturas (Portuguesa), B11 Pedagogia e Didática e C05 Didáticas Específicas (Português). Neste âmbito tem dinamizado diversas ações de formação no CFAE do Tua e Douro Superior, tendo lecionado a formação sobre o Novo Programa de Português do Ensino Secundário, organizada pela Direção-Geral da Educação.

Tem publicado na imprensa regional e escreveu prefácios e textos para obras de vários autores, apresentando, também, muitos desses livros.

(ver mais)
O Labirinto Literário de Miguel Torga

O Labirinto Literário de Miguel Torga

10%
Editora Guerra & Paz
25,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Tonalidades da Literatura Transmontana

Tonalidades da Literatura Transmontana

10%
Editora Guerra & Paz
15,00€ 10% CARTÃO