Envelhecimento Cognitivo e Adaptações Estratégicas

de Patrick Lemaire
Editor: Instituto Piaget, outubro de 2019 ‧
16,00€
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
Venda o seu livro
Será que as nossas capacidades cognitivas regridem à medida que se envelhece? Será que o cérebro pensa ou funciona de maneira diferente com a idade? Porquê e como se adapta? Esse processo difere consoante os indivíduos? Neste livro, o autor, apresenta uma visão simultaneamente integrada, funcional e compreensível do conhecimento atual sobre o envelhecimento cognitivo, propondo ao mesmo tempo uma nova perspetiva para compreender a evolução das capacidades cognitivas.

Após uma breve evocação da forma como as nossas capacidades cognitivas evoluem ao longo do tempo, a obra desenvolve uma perspetiva estratégica. Esta abordagem tem como objetivo determinar as alterações provocadas pelo envelhecimento em todos os tipos de estratégias utilizadas pelas pessoas idosas na realização de diferentes atividades intelectuais, bem como a frequência relativa das diferentes Para tal, fundamenta-se nos dados científicos mais atuais e abrange vários domínios cognitivos que vão desde as atividades cognitivas elementares, como o reconhecimento das formas e a atenção, até às atividades mais complexas, como o raciocínio ou a tomada de decisões, passando pela linguagem, a memória ou ainda a resolução de problemas e o raciocínio. Além disso, integra dados provenientes de diversas áreas das ciências cognitivas, tais como a psicologia ou as neurociências. estratégias disponíveis e a forma como são executadas e selecionadas para cada problema.

Embora interesse a todos os especialistas da cognição, a presente obra constituirá também um instrumento valioso para os estudantes de psicologia, medicina, geriatria e gerontologia, bem como para os profissionais que intervêm nos diferentes setores do envelhecimento e todos os leitores que se interessam pelo tema.

Envelhecimento Cognitivo e Adaptações Estratégicas

de Patrick Lemaire

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897591365
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: outubro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 233 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de produto: Livro
Coleção: Epigenese Desenvolvimento e Psicologia
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789897591365

SOBRE O AUTOR

Patrick Lemaire

Patrick Lemaire trabalhou durante quatro anos nos Estados Unidos nas universidades Carnegie Mellon University e Princeton University. É professor de psicologia na Universidade de Provence e membro do Instituto Universitário de França. É investigador de psicologia cognitiva do laboratório CNRS, da Universidade Aix-Marseille. É especialista em Psicologia Cognitiva e Psicologia do Desenvolvimento e Envelhecimento.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU