10% de desconto

Empatia e Alteridade

A figuração cinematográfica como jogo / com filme

de José Bogalheiro

editor: Documenta, fevereiro de 2015
VENDA O SEU LIVRO i
ROSA FILMES | CINEMATECA PORTUGUESA apresentam o livro de José Bogalheiro.
Emílio Salgueiro, Joaquim Sapinho, José Manuel Costa, Maria Filomena Molder, Vítor Gonçalves conversam com o autor.
Rui Alexandre Santos (coordenação do registo e edição audiovisual); Ana Ramalho (produção); Mara Vicente (imagem); Rita Patacas (imagem); Nuno Henrique (som); Filipa Falcão (edição).

A incompreensão que, de uma forma ou de outra, acompanhou a exibição pública dos filmes analisados — A Pantera, Europa 1951, Lilith e o Seu Destino, A Marquesa de O, Fala com Ela — irmana-os na colecção de filmes inaceitáveis. A estranheza que os junta, ora pelo que os mesmos tratam, ora pelo modo como as personagens se comportam, ora pelo ponto de vista adoptado pelo realizador, não deixa de ser uma inquietante estranheza. De forma particular, a alteridade que os protagonistas transportam como um corpo estranho no seu seio submete-os a uma dura provação. Que é também uma prova para o espectador participante ao dar-se por tarefa tornar amáveis essas personagens estranhas — única forma de poder compreendê-las — através do método empático.

Empatia e Alteridade

A figuração cinematográfica como jogo / com filme

de José Bogalheiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898618634
Editor: Documenta
Data de Lançamento: fevereiro de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 159 x 218 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 528
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Cinema
EAN: 9789898618634
José Bogalheiro

Professor Coordenador no Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), instituição em que, desde 1981, exerceu também várias funções de direção, nomeadamente como vogal da Comissão Instaladora e como Diretor do Departamento de Cinema.
Estudou Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Université Libre de Bruxelles (ULB). Formou-se em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Fez o Curso de Cinema da Escola de Cinema do Conservatório Nacional.
É doutorado em Psicologia, especialidade de Psicanálise, pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU).
Na sequência da formação em cinema e de uma primeira experiência profissional na Equipa TV/Cinema da Secretaria de Estado da Emigração (1977-78), na atividade profissional no cinema exerceu várias funções, com destaque para as de produtor na Trópico Filmes (1985-95).
Como bolseiro do governo italiano, desenvolveu no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma (1979-81) uma investigação sobre «Ponto de vista em cinema e neo-realismo cinematográfico», trabalho que prosseguiu, a par de toda a sua atividade docente, na sua tese de doutoramento — Empatia e Alteridade: A Figuração Cinematográfica como Jogo (Documenta, 2014), focando-se na experiência fílmica enquanto experiência paradoxal do espectador.
No âmbito da representação internacional do Departamento de Cinema que, desde 1990, assegurou no CILECT — Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision, foi membro do Comité Executivo do GEECT — Groupement Européen des Écoles de Cinéma et de Télévision (1993-97) e membro do Comité de Acompanhamento do projeto VISIONS — Atelier europeu de Realização documental dedicado à formação e produção de projetos de documentário (1992-99), participando na reflexão sobre o ensino do cinema e nas atividades promovidas no seio destas associações em que estão filiadas as mais importantes escolas de cinema.

(ver mais)
Da Crítica

Da Crítica

10%

 

Documenta
23,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
A Escrita do Cinema

A Escrita do Cinema

10%
Documenta
24,00€ 10% CARTÃO
portes grátis