Wook.pt - Elementos de Programação com C

Elementos de Programação com C

Actualizada e Aumentada (3ª Edição)

de Pedro Guerreiro 

avaliação dos leitores ( 1 comentário)
27,75€
10%
Portes
Grátis
em stock
10% de desconto em CARTÃO
Em stock - Envio imediato
portes grátis
Sinopse

Certas linguagens de programação vêm e vão. Outras vêm e ficam. A linguagem C pertence a este segundo grupo. Mesmo perante linguagens mais modernas, algumas das quais, como o C++, o Java e o C#, se baseiam no próprio C, o C manterá, certamente, uma posição central no panorama do desenvolvimento de software. Por isso, para um programador que queira estar bem preparado para os desafios da Informática moderna, aprender C é um investimento sensato e seguro.

O livro cobre todos os principais conceitos da linguagem C, de maneira gradual e dando ênfase à resolução de problemas, e ilustra muitas das principais técnicas de programação com C. Esta edição mantém a estrutura das anteriores mas foi quase completamente reescrita, de maneira a modernizar o estilo de programação e a reforçar e aprofundar o estudo dos algoritmos e das estruturas de dados.

Principais Tópicos

  • Processamento de Vectores
  • Apontadores
  • Estruturas
  • Conjuntos
  • Programação Genérica
  • Processamento de Texto
  • Listas
  • Árvores
  • Funções de Biblioteca
  • Especificadores de Conversão


  • Público Alvo
    O objectivo deste livro, Elementos de Programação com C, é ensinar a programar com C. O livro está adaptado ao estudo individual, mas também pode ser usado como suporte para cursos de programação com C, no ensino secundário e no ensino superior, para alunos de informática e para estudantes de outras áreas para as quais é importante saber programar, e também em acções de formação profissional em programação.

    ÍNDICE

    0 - Apresentação
    0.1 Aprender C
    0.2 A linguagem C
    0.3 ANSI C e ISO C99
    0.4 Organização do livro
    0.5 Origem do livro
    0.6 Produção do livro

    1 - A Linguagem C
    1.1 Panorama
    1.2 Breve história do C
    2 - Funções
    2.1 Introdução
    2.2 O problema da Fórmula 1
    2.3 O problema dos pontos em cada corrida
    2.4 Um programa C completo
    2.5 Declaração de variáveis: o tipo int
    2.6 Instruções
    2.7 As funções printf e scanf
    2.8 A instrução if-else
    2.9 A instrução return
    2.10 A instrução de afectação
    2.11 A instrução switch
    2.12 Definição de funções
    2.13 Reduzindo o número de casos
    2.14 A expressão condicional
    2.15 Comparando com zero
    2.16 Outras possibilidades

    3 - Quadros
    3.1 Introdução
    3.2 Vectores
    3.3 As constantes simbólicas
    3.4 Preenchimento interactivo de um vector
    3.5 A instrução for
    3.6 A instrução while
    3.7 A instrução break
    3.8 Os operadores ++ e ??
    3.9 Equivalência entre as instruções for e while
    3.10 O problema da volta mais rápida
    3.11 Os números reais
    3.12 Controlando o fim dos dados
    3.13 Escrevendo o vector
    3.14 O mínimo de um vector
    3.15 Largura de campo e precisão
    3.16 Preenchimento dos campos de escrita
    3.17 Matrizes
    3.18 Funções com parâmetros vectoriais
    3.19 Conversões numéricas
    3.20 Os inteiros long long
    3.21 Funções de teste
    3.22 Os tipos inteiros
    3.23 O tipo char
    3.24 Cadeias de caracteres
    3.25 Comparação de cadeias de caracteres
    3.26 Analisando a forma dos dados
    3.27 Programa completo

    4 - Ficheiros
    4.1 Introdução
    4.2 Os ficheiros stdin e stdout
    4.3 O tipo FILE
    4.4 Criação interactiva de um ficheiro
    4.5 Leitura de um ficheiro
    4.6 Leitura e preenchimento sequencial
    4.7 Leitura e preenchimento directo
    4.8 Escrita de um ficheiro
    4.9 Parametrizando as funções que usam ficheiros
    4.10 Controlando a abertura dos ficheiros
    4.11 O ficheiro stderr

    5 - Processamento de Vectores
    5.1 Introdução
    5.2 Acesso directo
    5.3 Busca linear
    5.4 Busca dicotómica
    5.5 Ordenação de vectores
    5.6 Números aleatórios
    5.7 Operadores de afectação +=, ?=, *=, /= e %=
    5.8 Vectores de cadeias de caracteres
    5.9 Vectores paralelos
    5.10 Tabelas de dispersão
    5.11 Os pontos da Fórmula 1, de novo

    6 - Apontadores
    6.1 Introdução
    6.2 Os operadores & e *
    6.3 Os tipos apontador
    6.4 Vectores e apontadores
    6.5 Aritmética de apontadores
    6.6 Percorrendo vectores com apontadores
    6.7 Buscas lineares com apontadores
    6.8 Parâmetros de saída em funções
    6.9 Passagem por valor
    6.10 Parâmetros vectoriais
    6.11 Funções que devolvem apontadores
    6.12 Vectores de apontadores
    6.13 Funções sobre cadeias de caracteres
    6.14 Compilação separada
    6.15 Apontadores para funções
    6.16 As funções de biblioteca qsort e bsearch
    6.17 Libertando a memória
    6.18 Números aleatórios, de novo
    6.19 A instrução do
    6.20 Programando o quicksort
    6.21 A expressão vírgula
    6.22 Eliminando as duplicações

    7 - Estruturas
    7.1 Introdução
    7.2 Estruturas
    7.3 Apontadores para estruturas
    7.4 Vectores de estruturas
    7.5 Afectação de estruturas
    7.6 Finalizando o programa
    7.7 O programa completo

    8 - Conjuntos
    8.1 Introdução
    8.2 Implementação dos conjuntos
    8.3 Declaração das operações com conjuntos
    8.4 Operações sobre bits
    8.5 Acedendo a bits individuais
    8.6 Implementação dos conjuntos
    8.7 Funções utilitárias sobre conjuntos
    8.8 Funções com número variável de argumentos
    8.9 Exemplo: escrutinando o Totoloto
    8.10 Exemplo: ordenação de um ficheiro de números
    8.11 Exemplo: o crivo de Eratóstenes

    9 - Jogando Master Mind
    9.1 Introdução
    9.2 Subproblemas
    9.3 Permutações
    9.4 Gerando uma permutação aleatória
    9.5 Analisando a jogada
    9.6 Jogador humano
    9.7 O programa adivinha a permutação secreta
    9.8 Arranjos

    10 - Programação Genérica
    10.1 Introdução
    10.2 Busca linear genérica
    10.3 Busca linear genérica, por valor
    10.4 Busca linear genérica, por função
    10.5 Máximos e mínimos genéricos
    10.6 Ordenação genérica
    10.7 Ordenação genérica multicritério
    10.8 Vectores de apontadores

    11 - Processamento de Texto
    11.1 Introdução
    11.2 Contar os caracteres
    11.3 Contar as linhas
    11.4 Contar as palavras
    11.5 Contar as palavras diferentes
    11.6 Contar as ocorrências das palavras
    11.7 Construir um índice

    12 - Listas
    12.1 Introdução
    12.2 Listas ligadas
    12.3 Funções sobre listas
    12.4 Asserções
    12.5 Testes unitários
    12.6 Mais funções sobre listas
    12.7 Listas ordenadas
    12.8 Construir um índice usando listas
    12.9 Ordenação topológica
    12.10 Busca em largura
    12.11 Busca em profundidade
    12.12 Encadeamentos separados
    12.13 Macros

    13 - Árvores
    13.1 Introdução
    13.2 Árvores gerais
    13.3 Árvores binárias
    13.4 Funções básicas sobre árvores
    13.5 Percursos em árvores
    13.6 Árvores de busca
    13.7 Contar palavras usando árvores
    13.8 Contar ocorrências usando árvores
    13.9 Construir um índice usando árvores

    A - Outros Assuntos
    A.1 Qualificadores de tipo
    A.2 Classes de armazenamento
    A.3 Instrução goto
    A.4 O tipo long double
    A.5 Constantes numéricas
    A.6 Constantes carácter e constantes cadeia
    A.7 Tipos união
    A.8 Campos de bits
    A.9 Enumerações
    A.10 Declaração de funções à moda antiga

    B - Funções de Biblioteca
    B.1 Apresentação
    B.2 Funções de entrada e saída:
    B.2.1 Funções sobre ficheiros
    B.2.2 Funções de escrita formatada
    B.2.3 Funções de leitura formatada
    B.2.4 Funções de leitura e escrita de caracteres
    B.2.5 Funções de leitura e escrita de blocos
    B.2.6 Funções de acesso directo
    B.2.7 Funções de erro
    B.3 Testes de classe de caracteres:
    B.4 Funções sobre cadeias:
    B.5 Funções matemáticas:
    B.6 Funções utilitárias:
    B.7 Listas de argumentos de comprimento variável:
    B.8 Funções sobre a data e a hora:
    B.9 Limites:

    C - Especificadores de Conversão
    C.1 Conversões printf
    C.2 Conversões scanf

    D - Tabela dos operadores

    E - Diagramas Sintácticos

    F - Mudanças na Norma C99

    • Opinião do manual
      Pedro Simões | 22-04-2013

      Sendo eu um estudante de Engenharia Informática acho um livro fundamental para perceber a "Programação em C". É claro que uma língua não se aprende a ler um dicionário! Como igualmente C não se aprende a ler um livro. Aí entra este livro, tem conteúdos teóricos (que são fundamentais, para um bom entendimento) e ainda fornece uma grande quantidade de exemplos que ajudam a consolidar toda a “matéria”.

    Elementos de Programação com C
    ISBN: 9789727225101Edição ou reimpressão: Editor: FCAIdioma: PortuguêsDimensões: 171 x 240 x 26 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 488Tipo de Produto: Livro Coleção: Tecnologias de Informação Classificação Temática: Livros em Português > Informática > Programação
    X
    Coloque aqui o seu comentário
    Elementos de Programação com C
    a sua avaliação:
    X
    Obrigado pela sua contribuição!

    O seu comentário foi enviado para validação.

    Nota:
    A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
    X
    imagem
    X
    wook deve saber
    Promoção válida para o dia 25-07-2017

    Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
    X
    alerta de artigo novamente disponível

    De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

    X
    O seu pedido foi registado com sucesso.
    Caso este produto fique disponível, será alertado por email
    X
    wook deve saber
    Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
    Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
    A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
    Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
    X
    wook deve saber
    Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
    Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

    Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
    Antes de instalar o Adobe Digital Editions, veja aqui o vídeo de ajuda:
    Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
    X
    wook deve saber
    O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
    X
    wook deve saber
    O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
    X
    recomendar
    Elementos de Programação com C de Pedro Guerreiro 
    Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

    A sua identificação:

    A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

    Se pretende enviar esta recomendação para mais de um endereço de e-mail, separe na caixa anterior os endereços com ",". Ex: abc@abc.pt,xyz@xyz.pt

    X
    A sua recomendação foi enviada com sucesso!
    X
    Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
    X
    não encontrou wook procura?
    Nós procuramos por si!

    A sua identificação:

    A identificação do livro que procura:

    O seu pedido foi enviado com sucesso!
    X
    envie esta lista aos seus amigos
    lista de desejos

    A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

    X
    A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
    X
    selecione o livro adotado:
    X
    wook deve saber


    Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€ e para envios em CTT Expresso Dia ou Rede Pickup.
    Devolução do valor dos portes em cartão Wookmais para encomendas de valor inferior a 15€.

    Nos envios para as ilhas dos Açores e da Madeira, 30% de desconto no envio em CTT Expresso Dia para encomendas de valor superior a 15€ ou devolução daquele valor em cartão Wookmais para encomendas inferiores a 15€. Tipos de envio disponíveis para encomendas até 10 kg.

    Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2017. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
    X
    wook deve saber


    A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
    X
    wook deve saber


    EM STOCK – ENVIO IMEDIATO
    Se a sua encomenda for constituída apenas por produtos com esta disponibilidade e for paga até às 16 horas de um dia útil, será processada de imediato e enviada para o correio no próprio dia. Encomendas pagas após as 16 horas passarão para o processamento do dia útil seguinte. Esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e até 15 minutos após o registo da encomenda.

    ENVIO ATÉ X DIAS
    Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

    PRÉLANÇAMENTO
    Os produtos com esta disponibilidade têm envio previsto a partir da data de lançamento.

    DISPONIBILIDADE IMEDIATA
    Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

    Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido.

    X
    a sua lista de desejos encontra-se vazia
    Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
    Seja informado sobre promoções destes produtos
    X
    Ocorreu um erro
    Por favor tente novamente mais tarde.
    X
    atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
    Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
    X
    Temos pena de o ver partir!
    Pode voltar a subscrever as nossas newsletters a qualquer momento, na sua área de cliente em "Newsletters".
    Junte-se à comunidade wook nas redes sociais:
    X
    wook deve saber


    WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
    Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

    COMO FUNCIONA?
    A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

    POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
    Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

    CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
    Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

    EXCEÇÕES
    O botão do Checkout Expresso só será visível se:
    • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
    • Associar uma conta wallet, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro;
    • Não incluir artigos escolares na encomenda.