Educação e(m) Democracia
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Editora da Universidade do Porto, janeiro de 2016
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SINOPSE
A educação para os direitos humanos e para a democracia insere-se nos objetivos de desenvolvimento do milénio e de desenvolvimento sustentável pós 2015 tal como apontados pela ONU, tendo sido igualmente objeto de densificação recente pelo Conselho da Europa.
Ora, apesar da (errada) assunção de que uma sociedade democrática e cosmopolita é contexto adquirido e não ameaçado, crescentemente se questiona a legitimidade dos nexos de representação política.
Assim, a educação em/para a democracia deve comportar não apenas a transmissão de informação sobre os valores ínsitos a um regime democrático mas ainda uma vertente transversal de formação que motive a tomada de decisões políticas informadas e desenvolva uma cultura constitucional de participação em um Estado plural.
Ora, apesar da (errada) assunção de que uma sociedade democrática e cosmopolita é contexto adquirido e não ameaçado, crescentemente se questiona a legitimidade dos nexos de representação política.
Assim, a educação em/para a democracia deve comportar não apenas a transmissão de informação sobre os valores ínsitos a um regime democrático mas ainda uma vertente transversal de formação que motive a tomada de decisões políticas informadas e desenvolva uma cultura constitucional de participação em um Estado plural.
DETALHES
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789897460739 |
Editor: | Editora da Universidade do Porto |
Data de Lançamento: | janeiro de 2016 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 161 x 229 x 12 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 213 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Estudos/Direito |
Classificação temática: | Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação |
EAN: | 9789897460739 |
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