É Através da Via Emocional Que a Criança Apreende o Mundo Exterior
EXCERTOS
«A criança, como o homem primitivo, projecta o seu corpo numa
superf ície ou numa matéria plástica para se ajudar na
construção do Eu corporal. O mestre oferecendo-se como
modelo, ajuda a criança a encontrar-se a si própria. A utilização
das superfícies, dos instrumentos intermediários e das matérias
(moles, duras e coloridas) tem de ser constantemente
redescoberta pela criança, para que ela encontre o seu caminho
na Escola e na comunidade humana. O gesto primeiro, depois o
traço e a mancha, prolongamento do ge sto, são a base da
comunicação escrita.
É através da via emocional que a criança apreende
intuitivamente o mundo exterior. Não é possível chegar a uma
utilização eficaz da actividade simbólica ou linguagem, sem
passar pela experiência de comunicar através do sentir. A
actividade e a comunicação livres do jardim-escola devem
preceder a actividade condicionada da Escola (Nova) como a
intuição deve preceder a aprendizagem do racional.
A comunicação artística, base da compreensão entre os homens,
implica a existência duma vida interior (ou realidade interna)
que o simples adestramento escolar muitas vezes sufoca.»
DETALHES
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 978-972-37-1339-8 |
Editor: | Assírio & Alvim |
Data de Lançamento: | maio de 2009 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 161 x 221 x 19 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 272 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação |
EAN: | 9789723713398 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Recomendo este livro
Catarina Castro
Adorei ler este livro! Recomendo esta obra a todos os que trabalham com crianças!
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU