Documentação Foraleira Dionisina de Trás-os-Montes

de Maria Olinda Rodrigues Santana

editor: Edições Colibri, fevereiro de 2008
Nesta obra, apresenta-se uma edição interpretativa de um corpus constituído por 102 documentos foraleiros outorgados por D. Dinis a inúmeras famílias e populações de Trás-os-Montes, nos finais do século XIII e nas primeiras duas décadas do século XIV, mais precisamente entre 1285 a 1321.
Esta edição destina-se a um público alargado, ou seja, a todos aqueles que pretendam conhecer as origens do municipalismo transmontano. A referida edição vem, igualmente, colmatar um vazio editorial, uma vez que ainda não existe uma edição integral da chancelaria dionisina.
No breve estudo do corpus editado, constatou-se que a matriz da região de Trás-os-Montes começou a esboçar-se com uma política estratégica de repovoamento preparada por D. Afonso III, evoluiu e sedimentou-se com a política colonizadora de D. Dinis. O rei-trovador com a sua política de fomento agrícola e repovoamento teve como primordiais objectivos a fixação das populações em zonas de escassez demográfica, nomeadamente nas zonas de fronteira, e, concomitantemente, teve em mira o incremento da economia de base agrícola de antanho.

Documentação Foraleira Dionisina de Trás-os-Montes

de Maria Olinda Rodrigues Santana

ISBN: 9789727727575
Editor: Edições Colibri
Ano: 2008
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 228 x 15 mm
Páginas: 284
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Estória
EAN: 9789727727575
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável