20% de desconto

Direitos Humanos

O que está por fazer no século XXI

de Teresa Pina

Livro eBook
editor: Temas e Debates, outubro de 2018
Uma agenda de Direitos Humanos para o novo século no 70.º aniversáiro da Declaração dos Direitos Humanos (1948-2018)
No 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2018), Portugal deve adotar uma Agenda Nacional de Direitos Humanos para o novo século.
«Os primeiros anos do século XXI mostram que os direitos humanos não são nada de garantido e definitivo. Por todo o lado assistimos a retrocessos. Vemo-lo, por exemplo, nos Estados Unidos e em França, onde muitos dos grandes e inegáveis progressos das últimas décadas estão agora em risco. Em numerosos países, os direitos humanos são há muito comprimidos ou sacrificados em nome de outros valores tomados por superiores; noutros casos, são abusivamente instrumentalizados por agentes não estatais, como as grandes empresas digitais.

Com base na minha formação académica e na minha experiência profissional, quer como jornalista quer como diretora executiva da Amnistia Internacional em Portugal de 2012 a 2016, acompanhei de perto alguns destes temas e tive oportunidade de intervir em alguns casos que aqui relato. Neste livro, proponho uma reflexão séria e atual sobre algumas destas questões.»

«Luaty Beirão foi preso em 2015 em Luanda, Angola, quando discutia política com outros jovens ativistas. É um verdadeiro preso político do século XXI, num país-irmão tão próximo quanto distante. A Amnistia Internacional nasceu inspirada pela ditadura de Salazar em Portugal, segundo o seu fundador, Peter Benenson, e o seu objetivo era lutar precisamente contra a existência de presos políticos. O caso de Luaty mostra bem como essa luta está inacabada.»
Prefácio de Luaty Beirão, ex-prisioneiro político da Amnistia Internacional

«Este livro revela parte das preocupações pessoais de Teresa Pina a respeito da situação dos direitos humanos na atualidade internacional (e também nacional), constituindo também um utilíssimo instrumento de informação para o público interessado e inspiração e consulta a quem se dedique a advocacia de direitos humanos.»
Introdução de Victor Nogueira, ex-presidente da Amnistia Internacional

Direitos Humanos

O que está por fazer no século XXI

de Teresa Pina

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896445317
Editor: Temas e Debates
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 236 x 21 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 324
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Direito > História e Estudos do Direito Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789896445317
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e E E

Direitos Humanos - O que está por fazer no século XXI

Carla Coelho

Uma oportunidade de realizar uma leitura abrangente sobre o tema dos direitos humanos. São muitas as convenções internacionais sobre o tema. No entanto, a aplicação prática dessa legislação, e mesmo de diplomas legais em cada país, ainda está longe de ser ideal. O livro está bem documentado e tem uma escrita fluída, dando uma visão global de um dos grandes desafios do nosso tempo.

Teresa Pina

Teresa Pina, licenciada em Direito, foi durante quase 10 anos jornalista da SIC Notícias. É mestre em Direitos Humanos pelo Birkbeck College da Universidade de Londres, onde colaborou também com o Secretariado Internacional da Amnistia Internacional. Em Portugal, foi diretora executiva da secção portuguesa da Amnistia de 2012 a 2016. É doutoranda em Políticas Públicas no ISCTE, em Lisboa.

(ver mais)
Economia Política dos Direitos Humanos

Economia Política dos Direitos Humanos

20%
Edições Sílabo
16,11€ 10% + 10% CARTÃO
portes grátis
O Futuro dos Direitos Humanos

O Futuro dos Direitos Humanos

20%
Nova Vega
10,49€ 10% + 10% CARTÃO