Dicionário de Escultura Portuguesa
de José Fernandes Pereira
editor:
Editorial Caminho, novembro de 2005
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O Dicionário de Escultura Portuguesa que agora se apresenta pretende sintetizar conhecimentos e abrir pistas para ulterior investigação duma arte que entre nós tem sido menos estudada que a pintura ou a arquitectura. Daí decorrem várias dificuldades que se procuraram superar, desde a localização de peças, até ao simples conhecimento de aspectos biográficos que em muitos casos necessitaram de investigação original.
Como é usual neste tipo de dicionários, o maior número de entradas referencia nomes de escultores; porém, esta publicação não pretende seguir um critério exaustivo de incluir todos aqueles que um dia em Portugal fizeram uma escultura ou algo aparentado. A essas listagens feitas sem critério, este dicionário contrapõe um conjunto de escultores, devidamente hierarquizados, que, além de possuírem obra suficiente, contribuíram de algum modo para o carácter genérico da escultura portuguesa.
Mas o dicionário contempla igualmente outras matérias que interessam à escultura, como as tecnologias e os materiais, certas tipologias de algum modo transversais na nossa escultura, bem como entradas relativas a aspectos de natureza teórica que ajudam à compreensão dos vários modos de fazer, sem esquecer disciplinas com os seus métodos de análise, como é o caso da historiografia e, em menor grau, da crítica de arte. O Dicionário não esquece igualmente as contaminações da escultura com outras artes, embora delas não se ocupe de modo específico. No passado seria a especial relação da escultura com a talha. Mas a qualidade e a quantidade desta arte em Portugal justificaria só por si um outro Dicionário. Por outro lado, na contemporaneidade, a escultura sofre contaminações várias (instalação, body art, etc.) que aqui reunimos em entradas genéricas dado o carácter ambíguo que esses géneros artísticos ainda apresentam.
Como é usual neste tipo de dicionários, o maior número de entradas referencia nomes de escultores; porém, esta publicação não pretende seguir um critério exaustivo de incluir todos aqueles que um dia em Portugal fizeram uma escultura ou algo aparentado. A essas listagens feitas sem critério, este dicionário contrapõe um conjunto de escultores, devidamente hierarquizados, que, além de possuírem obra suficiente, contribuíram de algum modo para o carácter genérico da escultura portuguesa.
Mas o dicionário contempla igualmente outras matérias que interessam à escultura, como as tecnologias e os materiais, certas tipologias de algum modo transversais na nossa escultura, bem como entradas relativas a aspectos de natureza teórica que ajudam à compreensão dos vários modos de fazer, sem esquecer disciplinas com os seus métodos de análise, como é o caso da historiografia e, em menor grau, da crítica de arte. O Dicionário não esquece igualmente as contaminações da escultura com outras artes, embora delas não se ocupe de modo específico. No passado seria a especial relação da escultura com a talha. Mas a qualidade e a quantidade desta arte em Portugal justificaria só por si um outro Dicionário. Por outro lado, na contemporaneidade, a escultura sofre contaminações várias (instalação, body art, etc.) que aqui reunimos em entradas genéricas dado o carácter ambíguo que esses géneros artísticos ainda apresentam.
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789722117623 |
Editor: | Editorial Caminho |
Data de Lançamento: | novembro de 2005 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 180 x 255 x 63 mm |
Encadernação: | Capa dura |
Páginas: | 656 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Dicionários |
Classificação temática: | Livros em Português > Arte > Escultura Livros em Português > Dicionários e Enciclopédias > Técnicos |
EAN: | 9789722117623 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
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