Design Português 1980 - 1999 Livro
Helena Sofia Silva 5
Sobre
o LivroEm 1981 estreia o filme Kilas, o Mau da Fita, de José Fonseca e Costa, um dos maiores sucessos de bilheteira do cinema português, com genérico, cartaz e capa do disco de José Brandão. Este filme pode ser visto como uma súmula de tendências que marcam a realidade urbana portuguesa no início da década de 80.
A transformação cultural associada ao desenvolvimento de uma nova vida noturna no Bairro Alto ajudará a caracterizar um design cosmopolita, pós-moderno, indissociável de lojas como a Loja da Atalaia e de bar como o Frágil ou, mais tarde, o Lux.
Em 1982 inaugura a exposição de Design Português, Design & Circunstância, promovida pela APD e comissariada por Sena da Silva, três anos depois é criado o Centro Nacional de Design (mais tarde designado de Centro Português de Design).
Em meados da década de 80 surge uma das mais importantes empresas de design e publicidade, a Novo Design, que será responsável entre outros grandes projetos pela imagem do Multibanco.
A adesão de Portugal à Comunidade Europeia (1986) cria condições para uma transformação profunda na sociedade portuguesa. É neste contexto que surgem novos e inovadores jornais como o Blitz (1984) com design de Cândida Teresa Ruivo e o Público (1990) com design de Henrique Cayatte.
Em 1990 surge o programa Photoshop, editado pela Adobe que marca a revolução digital no design. É já sob o signo do digital que são comunicados os dois grandes eventos da década de 90: Lisboa foi Capital da Cultura (1994) com coordenação da imagem visual e projetos editoriais ficou a cargo de Henrique Cayatte e a Expo’98 com projeto de design de comunicação coordenado por Henrique Cayatte, identidade desenhada por Augusto Tavares Dias e a mascote (o Gil) criada por António Modesto e Artur Moreira.