Desenvolvimento Humano e Envelhecimento

de António Manuel Fonseca

editor: Climepsi Editores, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Ao longo deste livro desenrolam-se as teorias do desenvolvimento, exaustivamente, explicando passo a passo a construção de um modelo de envelhecimento que é em si mesmo um processo adaptativo. Interroga-se o sucesso dessa adaptação e o efeito dos acontecimentos de vida. A visão positiva sobre o envelhecimento e o ser idoso é assumida como um fio condutor ao longo de todo o livro, dando relevo à experiência individual, sublinhando a heterogeneidade, a plasticidade, bem como a capacidade de reserva do indivíduo ao longo do processo de envelhecimento. A identidade do «eu em desenvolvimento» e mantém-se no controlo da vida, redefinindo objectivos, de forma a optimizar a adaptação.
Este livro destina-se a estudantes de Medicina e Psicologia, psicólogos clínicos, psiquiatras, médicos de família/clínicos gerais, médicos em geral, gerontologistas, enfermeiros e técnicos de saúde, gestores e planificadoresde cuidados.

O especialista em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, António Manuel Fonseca acabou de editar a obra "Desenvolvimento Humano e Envelhecimento". Na introdução o autor refere que "neste ínicio do Século XXI, o estudo dom desenvolvimento humano ou psicológico está marcado de forme indelével pela consolidação de modelos teóricos que enfatizam a existência de relações, dinâmicas e integradas, entre níveis distintos de organização implicados no funcionamento humano". O prefácio é da autoria de Maria Constança Paúl. De acordo com a especialista "estudar o desenvolvimento humano e o envelhecimento é compreender como vivemos o nosso corpo, o nosso pensamento, os nossos sentimentos, ao longo dos anos, ganhar a distância reflexiva, sermos capazes de pensar o nosso próprio processo, comparar o antes e o depois, interrogar o porquê, em nós e em todos os homens que partilham um tempo ou uma condição"
in Semana Médica, 2005-02-03

Desenvolvimento Humano e Envelhecimento

de António Manuel Fonseca

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727961566
Editor: Climepsi Editores
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 230 x 54 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 246
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Medicina > Medicina Geral
EAN: 9789727961566
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
António Manuel Fonseca

António Manuel Fonseca é licenciado em Psicologia e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. É docente da Universidade Católica Portuguesa, director-adjunto do Instituto de Educação e coordenador da Licenciatura em Psicologia da UCP, e membro da Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos (UnifAI) / ICBAS - Univ. do Porto, colaborando ainda com outras instituições de ensino superior na formação de profissionais de saúde, de educação e de serviço social. A par com trabalhos de investigação no domínio do envelhecimento, tema da sua tese de doutoramento, tem realizado estudos e elaborado publicações em diversos domínios da Psicologia e das Ciências da Educação, com especial realce para a Psicologia do Desenvolvimento e para a Educação Cívica, respectivamente. Para a prossecução e apresentação dos seus trabalhos de investigação, tem sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Possui trabalhos publicados, sob a forma de monografias e de artigos em revistas científicas, em Portugal e no estrangeiro.

(ver mais)
Psicologia do Envelhecimento

Psicologia do Envelhecimento

Envio até 5 dias úteis
10%
Climepsi Editores
16,90€ 10% CARTÃO
portes grátis