Desenvolvimento em Assertividade

Técnicas práticas para o sucesso pessoal

de Sam Lloyd

editor: Monitor, abril de 1993
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Desenvolver a assertividade é mais do que aprender a falar de maneira diferente. Ser assertivo requer pensar assertivamente, sentir confiança em si mesmo e comportar-se positivamente. Neste livro aprenderá como desenvolver cada um destes aspectos da assertividade. A informação sobre personalidade e conceitos psicológicos ajudá-lo-ão a compreender-se a si próprio e aos outros ou as directrizes para a escolha de palavras e comportamentos contribuirão para mudar o modo como interage com os outros.

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PARTE I: COMO DESENVOLVER A ASSERTIVIDADE POSITIVA

Seria agradável se pudessemos simplesmente descer a rua chamada «Assertividade» e viver a nossa vida sem sair de lá

A vida real está cheia de voltas e reviravoltas e ninguém é consistentemente assertivo. Todos nós usamos os três estilos básicos de comportamento descritos abaixo em função da situação e de factores pessoais. A boa notícia é que podemos aprender a tornarmo-nos mais assertivos mais vezes.

1. O comportamento PASSIVO é não assertivo e indirecto. Comunica uma mensagem de inferioridade. Ao sermos passivos permitimos que os desejos, necessidades e direitos de outros sejam mais importantes que os nossos. O comportamento passivo ajuda a criar situações «ganha-perde». Alguém que se comporte de forma passiva perde, ao mesmo tempo que permite aos outros ganhar (ou, pelo menos, é ignorado). Seguir este caminho leva a ser-se uma vítima e não um vencedor.

2. O comportamento AGRESSIVO é mais complexo. Pode ser activo ou passivo. A agressão pode ser directa ou indirecta, honesta ou desonesta, mas comunica sempre uma impressão de superioridade e de falta de respeito. Ao sermos agressivos, colocamos os nossos desejos, necessidades e direitos acima dos dos outros. Conseguimos seguir o nosso caminho ao não permitir aos outros uma escolha.
O comportamento agressivo é habitualmente inapropriado porque viola os direitos dos outros. As pessoas que se comportam agressivamente podem «ganhar», ao assegurar-se que os outros perdem, mas ao fazer tal tornam-se potenciais alvos de retaliações. Ninguém gosta de «brutos».

3. O comportamento ASSERTIVO é activo, directo e honesto. Comunica uma impressão de respeito próprio e respeito pelos outros. Ao sermos assertivos encaramos os nosso desejos, necessidades e direitos como iguais aos dos outros. Buscamos resultados «ganhar-ganhar». Uma pessoa assertiva ganha influenciando, ouvindo e negociando de tal forma que os outros escolhem cooperar de livre vontade. Este comportamento leva ao sucesso sem retaliação e encoraja relacionamentos honestos e abertos.
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Desenvolvimento em Assertividade

Técnicas práticas para o sucesso pessoal

de Sam Lloyd

Propriedade Descrição
ISBN: 9789729413193
Editor: Monitor
Data de Lançamento: abril de 1993
Idioma: Português
Dimensões: 204 x 253 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 64
Tipo de produto: Livro
Coleção: gestor eficaz
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Gestão > Gestão e Organização
EAN: 9789729413193
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Sam Lloyd

Sam R. Lloyd é presidente da Success Systems, Inc. em Dallas, Texas, empresa especializada em formação de asertividade (e outros comportamentos). Sam Lloyd foi director do Southern Methodist University Management Center e Reitor da University School of Business. Entre os seus clientes encontram-se as empresas Monsanto, E. I. Du Pont, IBM, General Telephone e General Foods.

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