10% de desconto

Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata no Instituto Superior Técnico

de José Pedro Martins Barata

editor: IST - Instituto Superior Técnico, abril de 2019
VENDA O SEU LIVRO i
Esta edição tem o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República.

Historicamente, o desenho à mão sempre constituiu uma ferramenta essencial para arquitetos, ilustradores e pintores, sendo a ponte entre a imaginação e a concretização da ideia, criando a fluência necessária para que o processo criativo seja mais intuitivo e dinâmico.

Nas pranchas que compõem esta edição, José Pedro Martins Barata coloca a mestria artística ao serviço didático. Estes desenhos, criados para suporte às suas lições nas licenciaturas em engenharia civil, de território e arquitetura, testemunho da sua praxis pedagógica, pretendem ensinar a ver, a pensar e a relacionar tudo aquilo que se observa, reconstituindo as relações entre o clima cultural e social de cada época, os níveis de conhecimento, desenvolvimento tecnológico e de inovação, as capacidades de realização e as técnicas decorrentes dos materiais utilizados.

A IST Press edita agora 25 desses desenhos, a cores, em formato A3, acondicionados numa capa cartonada, numa tiragem limitada de 350 exemplares.

«José Pedro Martins Barata é um homem e artista do renascimento, que merece todas as homenagens (…).
À medida que fui conhecendo melhor o seu multifacetado currículo, foi crescendo a minha admiração pela sua cultura, carácter, talento técnico e artístico, e pelas muitas e variadas facetas da sua vida e obras.
Para as suas lições no curso de Arquitetura sobre história da construção e dos ambientes construídos, concebeu uma série de notáveis desenhos coloridos que constam da presente edição da IST Press (…).»
António Lamas - Professor Catedrático Jubilado | Instituto Superior Técnico | Universidade de Lisboa

«Na riqueza de elementos que constituem estas vinte e cinco pranchas, J.P. desenha o muito que sabe do mundo e das coisas. Mestre no uso da linguagem visual, revela singular valor a tudo aquilo que explica, mede e situa, demonstra e prova. O seu traço sobrepõe-se à palavra, substituindo-a mesmo quando dela precisa para se completar. Fantasia ou realidade, aquilo que a palavra não permite exprimir, o lápis, a caneta ou o pincel na mão de J.P. representam-na.»
Teresa V. Heitor - Professora Catedrática | Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos | Instituto Superior Técnico | Universidade de Lisboa

«Os desenhos são generosamente feitos para que possam ser úteis; a mestria artística é colocada ao serviço didático, para apoiar os primeiros passos dos aprendizes da arte, paritariamente engenheiros e arquitetos, explicando e mostrando as edificações por dentro e por fora a quem se inicia na profissão, desta feita longe dos estaleiros, como era antigamente. »
Nuno Matos Silva - Investigador Convidado | Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos | Instituto Superior Técnico | Universidade de Lisboa

Desenhos Didáticos de José Pedro Martins Barata no Instituto Superior Técnico

de José Pedro Martins Barata

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898481719
Editor: IST - Instituto Superior Técnico
Data de Lançamento: abril de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 440 x 308 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 25
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789898481719
José Pedro Martins Barata

José Pedro Roque Gameiro Martins Barata (Lisboa, 20 de maio de 1929), filho de Jaime Martins Barata e de Maria Emília (Màmia) Roque Gameiro, é um arquiteto, urbanista e artista gráfico português.

Diplomado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, desenvolveu atividade nos domínios da arquitetura, da ilustração e do planeamento. Em 1954 colabora na organização do Centro de Estudos de Urbanismo e Habitação Engenheiro Duarte Pacheco. Entre 1955 e 1961 trabalhou numa pequena oficina familiar de artes gráficas, dedicando-se à fotomecânica e à rotogravura e foi professor na Escola de António Arroio. Em 1969 é designado consultor artístico dos CTT. Em 1972 integra o Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação Nacional, onde organiza o Núcleo da Rede Escolar. Em 1973 integrou a Assessoria de Planeamento da recém-criada Universidade Nova de Lisboa. Em 1976 é nomeado para a Comissão Instaladora da Universidade Nova de Lisboa. Em 1977 foi Diretor do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação e Investigação Científica.

No domínio académico, foi Professor catedrático convidado no Instituto Superior Técnico nas licenciaturas de Engenharia Civil, Engenharia do Território e Arquitetura (1999); Coordenador da Licenciatura em Arquitetura do Instituto Superior Técnico (1998-1999); Professor convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa; Professor convidado da Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (2002).

Na Pintura, colaborou com o pai, Jaime Martins Barata, na execução de um fresco da Capela de Nossa Senhora de Fátima da Igreja de Santo Eugénio, em Roma.

A 30 de julho de 2018, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.

(ver mais)
Branca - Revista de Arquitectura

Branca - Revista de Arquitectura

10%
Caleidoscópio
6,00€ 10% CARTÃO
Nuno Abrantes - Arquitetura Social

Nuno Abrantes - Arquitetura Social

10%
Uzina Books
21,00€ 10% CARTÃO
portes grátis