10% de desconto

Estação S. Bento

Marques da Silva

de António Cardoso, Cláudia Emanuel e Domingos Tavares

editor: Edições Afrontamento, maio de 2019
VENDA O SEU LIVRO i
Em finais do século XIX, a cidade do Porto, tal como a de Lisboa, aspirava a ser francesa. A Estação de S. Bento, desenhada pelo Arquiteto José Marques da Silva no melhor estilo beaux-arts, viria a dar à cidade uma estação com a monumentalidade e a dignidade que os comerciantes e os grandes proprietários do Porto reclamavam havia décadas.

A inauguração do hall da Estação só aconteceria, contudo, em 1916, ao cabo de um processo conturbado por problemas circunstanciais aos quais Marques da Silva saberia responder com inteligência e tenacidade - uma narrativa intricada que o historiador António Cardoso ofereceu ao público na primeira edição de Estação S. Bento, publicada pelo Instituto Arquitecto José Marques da Silva em 2007 e, entretanto, esgotada.

À edição monográfica de António Cardoso acrescentámos, na presente publicação, um texto de Domingos Tavares que nos propõe o olhar de um arquiteto sobre um projeto que, ao longo de duas décadas, foi sofrendo transformações - desde a proposta para uma Gare Central que Marques da Silva apresentou em Paris para a obtenção do diploma de Arquiteto pelo Governo Francês até à sua adaptação à nova centralidade do Porto determinada pela decisão de instalar uma gare na área de influência da Praça de D. Pedro, no local do Mosteiro de São Bento de Avé-Maria. Mas também o texto assinado por Cláudia Emanuel amplia a informação oferecida pela anterior edição ao aprofundar o olhar sobre os 20 mil azulejos desenhados por Jorge Colaço, que fazem com que esta construção de forte inspiração francesa ofereça uma curiosa síntese da história do nosso país, e em especial do Norte de Portugal.

Estação S. Bento

Marques da Silva

de António Cardoso, Cláudia Emanuel e Domingos Tavares

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723617405
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: maio de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 272 x 238 x 12 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 168
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789723617405
Leituras de Marques da Silva /Readings of Marques da Silva

Leituras de Marques da Silva /Readings of Marques da Silva

10%
Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva
35,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Cidades de Rio e Vinho

Cidades de Rio e Vinho

10%
Edições Afrontamento
24,00€ 10% CARTÃO
portes grátis